Estagio disciplina pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO

INTEGRAÇÃO DA ALUNA PORTADORA DE SINDROME DE DOWN

Vanessa Kaiser de Lima
Prof. Orientador Denise Raquel Rosar
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 8501) – Estágio I
11/12/10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos relatar um pouco sobre o tema que escolhemos, pois inclusão de portadores de necessidades especiais é um assuntoque vem tendo grandes avanços, mas sabemos que ainda é um grande desafio, pois convivemos diariamente com o preconceito.
Esse tema nos chama muita atenção, pois temos contato diariamente com portadores de necessidades especiais e percebemos sua difícil socialização no contexto escolar, os alunos com síndrome de down possuem ainda uma grande falta de aceitação embora seja a síndrome mais comum emais bem divulgada pela mídia de uma forma positiva.
No estagio acompanhamos o cotidiano de uma aluna com síndrome de down que esta em processo de inclusão no ensino regular, observamos a integração da referida aluna com os demais alunos da classe nas aulas de educação física, pois sabemos que a pratica de esportes é um grande beneficio para as crianças em idade escolar.
O objetivo deste trabalhofoi refletir sobre nossa capacidade de analise, o estágio mostrou-se importante, porque nos possibilitou de conversar com profissionais da educação, observando como funciona este processo extremamente humano que é a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais.

2 INCLUINDO ALUNOS COM SINDROME DE DOWN

As observações realizadas buscavam descrever o ambiente de aprendizagem e osprocedimentos de inclusão em sala de aula. As entrevistas foram realizadas com pessoas envolvidas diretamente no processo inclusivo como a professora do 1º ano e a professora do 2º ano do ensino fundamental do Colégio Mãe Natureza, a fim de relatar a concepção dos profissionais envolvidos com a inclusão.
Para que consigamos efetuar a inclusão é importante que o profissional na busca de um trabalhoefetivo tenha maturidade e capacidade de desenvolver recursos próprios, e para que isto aconteça o professor deve estar disposto a acreditar nela, fazendo que ocorra da melhor maneira possível tanto para o aluno quanto para os colegas e os demais envolvidos nesse processo.
1) Qual o desafio do professor na educação Inclusiva?
O desafio do professor na educação inclusiva ainda é a“socialização” do aluno, no meio em que se encontra, fazendo com que todos os alunos respeitem seus limites.
Segundo CORREIA (1999) são grandes as responsabilidades cometidas ao professor do ensino regular espera-se que utilize estratégias e desenvolva atividades de ensino individualizado junto da criança portadora de necessidades educacionais especiais, mantenha um programa eficaz para oresto do grupo e colabore na integração social da classe.
2) O que é preciso fazer para que a Educação Inclusiva realmente aconteça?
O educador deve socializa-lo ao meio em que se encontra sempre dialogar com seus alunos sobre as dificuldades do aluno com necessidade especial. Não aceitar que nenhum aluno “deboche” dele por suas limitações.
Considerando o trabalhopedagógico na inclusão de crianças com deficiência, ”[...] a predisposição dos professores frente à diversidade tem um papel decisivo na compreensão das diferenças individuais, em sua aceitação e respeito, criando, removendo ou intensificando os obstáculos já existentes.” (CARVALHO, 2003, p.59).
3) Você se sente preparada para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais?
Acreditoque as necessidades especiais de uma criança especial vão muito além do cognitivo e do motor. Portanto é impossível fazer um bom trabalho sem ter o acompanhamento e o auxilio de profissionais de outras áreas como fisioterapeutas, neurologistas e psicopedagogos...
O estar bem preparada também depende das condições físicas e psicológicas que a escola oferece.
De acordo...
tracking img