Estados territoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado moderno é uma instituição político administrativa relativamente recente, que surgiu na Europa ocidental no século XVIII. Nas sociedades feudais, o poder descentralizado, estava nas mãos dossenhores feudais que dominavam seus territórios.
Com a desagregação do sistema feudal, essa situação começou a mudar. O poder dos senhores feudais enfraqueceu, e passou a se centralizar nas mãos dosreis que, apoiados pelas burguesias, formaram as monarquias nacionais ou Estados nacionais. O sentimento de pertencer a uma nação cresceu na população.
Modernamente, o conceito de nação envolve aexistência de um povo que compartilha laços culturais, como religião, língua, história, tradições e costumes, organizado sob um governo e leis comuns, constituindo a base do Estado- Nação.

Então,Estado-Nação é um conjunto de instituições, normas e funcionários que exercem uma autoridade e um controle sobre determinado território. Podemos associar esse conceito a elementos como território,governo e poder político, ou seja, ao controle das atividades desenvolvidas dentro de um espaço territorial.
O Estado moderno pode ser classificado em dois períodos: o absolutista, que se estendeu de finsdo século XV ao século XVIII, e o Estado-Nação, que surgiu no final do século XVIII, após o processo de independência norte-americano e a Revolução Francesa.

A palavra" Estado", em seu sentidopolítico, pode ser usada em duas acepções. Uma correspondente a um Estado (usualmente grafada com "e" maiúsculo), instituição social politicamente organizada que exerce soberania sobre um território:Brasil, Japão, França, Paquistão, África do Sul, etc.
A segunda acepção corresponde à divisão política interna de alguns Estados que formam uma federação, como Brasil, Estados Unidos, Alemanha ou México.Nesses casos, as unidades internas são também chamadas de estado. Temos, assim, um Estado federal (União) com seus respectivos estados membros (unidades da federação). Há Estados em que as...
tracking img