Estados de choque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADOS DE CHOQUE

Definição: É a situação na qual a perfusão tecidual está comprometida, do que resultam alterações metabólicas que poderão determinar a morte celular.

CAUSAS DO CHOQUE
Perda de líquidos pelo sist. circulatório;

Coração não bombeia sangue suficiente;

Vasos sanguíneos dilatam/contraem, o sangue se acumula longe das áreas vitais;

Suprimento de oxigênio inadequado.ESTÁGIOS DO CHOQUE:

Compensatório;

Progressivo;

Irreversível.

1. Choque Precoce (compensatório)

Implica em uma deficiência relativamente pequena do volume de sangue circulante que os mecanismos compensatórios são suficientes para manter a pressão sanguínea e o débito cardíaco quase normais.
SINAIS E SINTOMAS: PAdiastólica normal, taquicardia, pele fria e úmida, pele opaca(acinzentada), astenia.

2.Choque Progressivo (descompensado)

Surge com a persistência do choque: apesar dos mecanismos compensatórios existe uma diminuição da pressão sanguínea e debito cardíaco.
O sangue dos membros (MMSS e MMII) + região abdominal é desviado para órgãos vitais (coração, cérebro, pulmões).

SINAIS E SINTOMAS: coloração azulada da pele ou das mucosas (cianose), queda da PA,sudorese aumentada, sede, náuseas e vômitos, tonturas, alteração da consciência

3. CHOQUE IRREVERSÍVEL

Situação clínica em que a correção do distúrbio hemodinâmico (ligado à circulação do sangue nos vasos), não interrompe o aprofundamento da crise.
SINAIS E SINTOMAS: olhos opacos, pupilas dilatadas, respiração superficial e irregular, perda da consciência.

TIPOS DE CHOQUE:

HemorrágicoNeurogênico
Cardiogênico
Metabólico
Séptico
Anafilático

HEMORRÁGICO:

Perda de sangue, geralmente por trauma múltiplo e queimaduras severas.

Não existe sangue suficiente no sistema para fornecer circulação adequada a todas as partes do corpo.

Sinais e Sintomas:

Pele fria, sobretudo nas extremidades, palidez, pulso rápido e filiforme, respiração rápida, curta e irregular, ansiedade,nervosismo, fraqueza, cansaço excessivo, sudorese, pele úmida, micção reduzida ou ausente, alteração do nível de consciência, pupilas dilatadas
O tratamento para o choque hipovolêmico é feito através da transfusão sanguínea e /ou administração de soro na veia, sendo fundamental parar a causa do sangramento, ou a situação que leva à perda de líquidos.

NEUROGÊNICO:

Lesão medular ou cefálicaocasionando perda do controle nervoso.

Os vasos sanguíneos dilatam e não existe sangue suficiente para enchê-los

Sinais e sintomas:
Pele pálida, pegajosa e fria, cianose de extremidades, orelhas, suor intenso na testa e palmas das mãos, fraqueza geral, pulso rápido e fraco, sensação de frio, pele fria e calafrios, respiração rápida, curta, irregular ou muito difícil, expressão de ansiedadeou olhar indiferente e profundo com pupilas dilatadas, agitação, medo, sede intensa, visão nublada, náuseas e vômitos, resposta insatisfatória a estímulos externos, perda total ou parcial de consciência e taquicardia
Tratamento:
Vasoconstritores, mudanças posturais, tratamento médico, tratar a causa, prevenir a instabilidade cardiovascular, otimizar perfusão tecidual, reposição de líquido, aposição de trendelenburg (cabeça numa posição mais baixa que os pés), pode ser utilizada como terapeuta ajudante no caso de hipotensão.

3.CARDIOGÊNICO

O miocárdio não bombeia com eficiência suficiente para circular o sangue, geralmente devido lesão, doença cardíaca ou infarto do miocárdio.

Sinais e sintomas: Confusão mental, perda de consciência, batimento cardíaco subitamente rápido,sudorese, pele pálida, pulso fraco, respiração rápida, oligúria, mãos e pés frios.
Diagnóstico: eletrocardiograma.
Tratamento: O tratamento é feito com fármacos, como antiarrítmicos para corrigir as arritmias e regularizar o fluxo e/ou vasodilatadores como nitratos que aliviam o trabalho cardíaco ou ainda, outros fármacos usados no tratamento da insuficiência cardíaca.

METABÓLICO

Choque...
tracking img