Estado novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
álise do livro estado Novo
Análise do Livro Didático: HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL


Ao analisar o Livro História Geral e do Brasil de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, podemos perceber, nacapa e contracapa, a preocupação dos editores em apresentar o livro dentro dos parâmetros exigidos pelo MEC, além de apresentar o grupo de técnicos e profissionais que participaram da elaboração dolivro.
Escolhemos como referencial de análise o tema: Estado Novo (1937-1945) do Capítulo 06: Vargas de 1930 a 1945. (p. 94-111)
Os textos são de fácil compreensão, com uma linguagem acessível e sãopermeados por imagens variadas, como por exemplo, cartazes, panfletos, charges, fotos. Outro aspecto que pode ser destacado é a utilização de microtextos de autores atualizados como Angela de CastroGomes, Jorge Ferreira e Maria Celina D’Araujo, entre outros, que auxiliam na compreensão dos conceitos, uma vez que adicionam informações sobre os temas tratados. Porém, ainda prevalece o caráterincontestável do conhecimento apresentado pelo livro didático, tanto criticado por vários autores.
As atividades propostas no livro tentam possibilitar a reflexão crítica dos alunos, uma vez que propõem aconstrução de textos dissertativo-argumentativos a partir da leitura dos textos, de imagens, literatura de cordel e, até mesmo, de fonte historiográfica.
Quanto à bibliografia, o livro de CláudioVicentino e Gianpaolo Dorigo traz um vasto leque de historiadores(as) que enriquecem a composição do livro. Destacam-se as mais variadas abordagens de várias correntes historiográficas. Os autores não selimita a apenas uma ou duas correntes historiográficas na composição do livro. Buscam apresentar os mais diversos entendimentos de autores sobre o conhecimento histórico.
Para finalizar, somosfavoráveis à utilização do livro de (autores), pois, apesar de apresentar alguns vícios tradicionais dos livros didáticos no Brasil, como por exemplo, a simplificação dos temas, ele abre espaço para a...
tracking img