Estado moderno segundo hobbes locke e rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOCIOLOGIA



Professor: Flavio
Turma: 1º B
Acadêmico: Pedro



CAMPO MOURÃO
16/10/2012
Considerando que Hobbes, Locke, e Rousseau compreendem que a origem doestado surge por meio de um pacto, aponte como cada autor considera esse estado?
Para Hobbes o estado moderno surgiu para criar um poder comum, que seja capaz de ditar as leis para se ter um bom convívioda sociedade, pois naquela época o homem vivia em um constante estado de guerra. Para ele “o homem é o lobo do homem”, isso é, que homem quer sempre ganhar mais e ver alguém perder, e no estado denatureza, antes do estado moderno surgir não existia leis que regiam a todos e isso causava essa extrema guerra. E para que se possa controlar esse estado de guerra com leis e normas a ser seguida portodas sociedade é que se deu origem ao estado moderno.
Já Locke possui alguns pensamentos parecidos com o de Hobbes, como: a concepção do homem individualista, a lei natural como a lei de autopreservação, e o de que o estado moderno surgiu por meio de um contrato social. Segundo Locke o estado moderno surge para proteger a propriedade privada (Locke não foi o primeiro a pensar em propriedadeprivada, mais foi o mais importante). Diferente de Hobbes que vê maldade na sociedade do estado de natureza, para Locke o homem vivia em equilíbrio sobre as leis do estado natural. Para ele o homem nãoera “o lobo do homem”, e sim existia um equilíbrio pelo respeito a propriedade com direito natural .Locke não considera o estado como criação de Deus, mais sim como um pacto realizado pelos homens.
Amedida que as relações entre os homens se tornam mais complexa, as leis naturais começa a se mostrar insuficientes para atender as necessidades das pessoas, isso fez com que o homem por vontadeprópria decidisse estabelecer um contrato social para estabelecer o estado moderno.
Rousseau se fundamenta na mesma interpretação naturalista de Hobbes e Locke, mais assumindo uma posição diferente dos...
tracking img