Estado medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estado Medieval

Introdução


Com o declínio do Império Romano, aconteceu ascensão do Império Medieval que era composto pelos nobres da Europa Ocidental . Neste tipo de governo os nobrese a Igreja exerciam as funções administradoras e também combatiam , quanto ao clero , rezavam dominando não somente a igreja mais a arte, cultura e a caridade , enquanto isso os servos recebiam asfunções de trabalho duro para o sustento material da sociedade .
Neste tipo de sociedade quase não havia mobilidade de ascensão social ,os nobres eram condenados , devido aos costumes da nobreza ,quando não faziam o que os senhores feudais mandassem, as vezes eram degolados ou presos em suas próprias terras, penas impostas pelo Tribunal de Eclesiásticos.
Os senhores feudais eram osditadores de direitos mas desprovidos de deveres , eram “ditados” direitos que abrangessem a dignidade das pessoas mas totalmente desprovidos de legalidade e longe de ser uma legislação.Desenvolvimento


O Estado Medieval caracteriza-se pela descentralização e fragmentação do poder entre os chamados feudos.
Teoricamente, o rei impunha o poder sobre seu reino , mas, na prática, eramos senhores feudais que possuíam poder .
Prevaleciam na Idade Media as relações de vassalagem e suserana. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveriaprestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiampor várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
A sociedade feudal era estática com pouca mobilidade social e hierarquizada , pois a agricultura era principal fonte do podereconômico e o homem mantinhas-se preso à terra devendo obrigações aos que detinham o poder. A nobreza feudal; senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes, eram detentoras de terras e...
tracking img