Estaca escavada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.3 Estacas Escavadas

A Norma NBR 6122/96 define estaca escavada como o tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica ou ainda uso de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem.
A execução de uma estaca escavada consiste, basicamente, na perfuração do terreno manual ou mecanicamente até uma cota pré-determinada, com posteriorinserção de armações, tirantes etc, finalizada pelo lançamento do concreto no furo (CLAYTON e MILITITSKY, 1981).
De acordo com a NBR 6122/96, fundação profunda é o elemento que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas. A ponta deve estar apoiada em profundidade superior ao dobro de sua menordimensão em planta, e no mínimo três metros salvo justificativa. Nesse tipo de fundação incluem-se as estacas, os tubulões e os caixões.
A carga admissível de uma estaca escavada com a ponta apoiada no solo deve atender simultaneamente as seguintes condições:
a) A resistência de atrito lateral do fuste não pode ser inferior a 80% da carga de trabalho da estaca;
b) A resistência total não pode serinferior a duas vezes a carga de trabalho da estaca.
As fundações por estacas são recomendadas quando se deseja transmitir a carga da estrutura por meio de material de baixa capacidade de carga até atingir uma camada mais profunda com capacidade de carga adequada. Desta maneira pode-se desenvolver capacidade de carga pelo atrito entre a estaca e o solo.
As estacas são são utilizadas quandoexistem cargas laterais e esforços de tração a serem resistidas. Seu objetivo é melhorar a capacidade de carga dos solos com elementos cravados (somente em solos granulares), eliminar ou diminuir recalques indesejáveis, transferir cargas de zonas facilmente erodíveis até camadas mais estáveis, ancorar estruturas sujeitas a empuxos ou esforços de tombamento e formar uma estrutura de contenção quandoexecutadas em grupo (MILITITSKY, 1996).
A capacidade de carga de uma fundação profunda tipo estaca pode ser decomposta em duas parcelas: uma resistência de ponta ou base e uma resistência lateral ou de atrito, conforme ilustrado na Figura 2.1 e apresentado na equação a seguir:
QR = QL + QP
sendo: QR : resistência total à compressão
QL : resistência lateral
QP : resistência de ponta.Figura 2.1: Desenho Esquemático da Capacidade de Carga do fuste e da Ponta da Estaca, sendo em (a) Parcelas Totais e em (b) Parcelas Unitárias
QL = qL + AL
QP = qP + AP
sendo: QL : resistência lateral;
QP : resistência de ponta;
qL : resistência lateral unitária;
qP : resistência de ponta unitária;
AL : área da superfície lateral da estaca;
AP : área da base da estaca;ΔL : espessura de camada.

A NBR 6122 recomenda que deve-se anotar em tabela própria durante a execução das estacas os elementos: comprimento real de estaca abaixo do arrasamento, desvio de locação, características do equipamento de escavação, qualidade dos materiais empregados, consumo de materiais empregados, consumo de materiais por estaca e comparação em cada trecho do consumo real em relaçãoao teórico, controle do posicionamento de armadura durante a contretagem, anormalidades de execução, horário de início e fim de escavação, horário de início e fim de cada etapa de concretagem. Desta forma é possível ter um relatório completo de todo processo de execução das fundações, facilitando uma investigação específica caso seja necessário.
É indispensável o controle tecnológico do concretopara verificação do traço do concreto utilizado, assim como a comparação entre o volume teórico previsto e o volume real utilizado na estaca. Recomenda-se realização de ensaios de integridade de estacas (PIT) quando há dúvidas em relação à integridade do fuste, assim como a execução de uma prova de carga estática quando houver dúvidas em relação ao comportamento da estaca a cada grupo de 100...
tracking img