Esta O

430 palavras 2 páginas
As estações ferroviárias tiveram um papel muito importante não somente no País, como em todo o mundo. Fundaram cidades, centralizaram a vida das povoações, serviram como agência de correios, trouxeram o progresso e foram em geral construídas com arquiteturas diferentes, desde as mais complexas até as mais simples. Porém, até os anos 50 eram em geral construções bonitas. Hoje em sua grande maioria abandonadas, somente permanecem ativas aquelas que se transformaram em estações de trens metropolitanos, as que se estão no caminho dos poucos trens turísticos e as poucas que são utilizadas como central de recebimento de cargas pelas atuais concessionárias das ferrovias.

Em 1855 começou a construção da estação de Cinco pontas em Recife, e dois anos depois, no dia 8 de fevereiro, ao meio dia, partiu o primeiro trem em Pernambuco com destino a estação de Cabo de Santo Agostinho, conduzindo 400 pessoas. As estações existentes em Recife eram: Cinco pontas, Afogados, Boa Viagem, Prazeres, Ilha, Santo Inácio e Cabo. Pernambuco foi o primeiro estado do Nordeste e o segundo do Brasil a ter uma estrada de ferro com o objetivo de desaguar a produção do rio São Francisco no porto do Recife.

Em 1982, a estação foi desativada, para o início das obras do metrô de Recife (Metrorec), que, inicialmente, usariam o leito da linha Centro, que era como se chamava então a antiga linha da E. F. Central de Pernambuco. A saída dos trens de passageiros para o interior e dos trens de subúrbio do Recife, que ainda existiam, passou para a nova estação de Cinco Pontas, construída dentro de um galpão antigo que existia próximo à já (há muito tempo) demolida estação de Cinco Pontas, tomando o seu nome. A estação foi então transformada definitivamente em museu - já a era, desde 1971, mas ainda funcionava como estação - e, depois de reforma, passou a ser uma das portas de entrada para a estação Recife do Metrorec, aberta quando o metrô começou a operar, em março de 1985. Ou seja, para se atingir o

Relacionados