Esse

906 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar a proposta pedagógica para a Educação Básica pública do Estado do Paraná , relacionando-a com as teorias e fatores históricos estudados.
A metodologia utilizada nas escolas contribui muito para o sucesso ou fracasso do processo ensino-aprendizagem. As tendências pedagógicas podem ser um caminho para superação, pois se baseiam em movimentos sociais, filosófico e antropológico, atendendo ao momento histórico no qual estão inseridas. Deve-se construir uma relação entre os conceitos empíricos dos aprendizes com os conteúdos escolares, por isso

Conhecer a realidade dos educandos implica em fazer um mapeamento, um levantamento das relações do conhecimento dos alunos sobre o tema de estudo. A mobilização é o momento de solicitar a visão/ concepção que os alunos têm a respeito do objeto (senso comum, "sincrese") [VASCONCELOS, 1993, p. 48 apud GASPARIN, 2007, p. 17].
Parte do princípio de que a educação escolar é produto do trabalho humano historicamente determinado analisando-a à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica a qual tem seu fundamento epistemológico assentado no materialismo histórico dialético.
A investigação problematizou a tendência pedagógica que norteia as diretrizes curriculares do Estado do Paraná e buscou saber se há coerência entre o que é anunciado e o que estabelecem as Diretrizes e os fundamentos da Pedagogia HistóricoCrítica e ainda,verificar se a referida proposta “oficial” é efetivada na prática educacional das escolas.
2 DESENVOLVIMENTO
“Educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens”. (SAVIANI, 2005, p. 13).

PEDAGOGIA HISTÓRICA-CRÍTICA

Essa pedagogia é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que ser refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida

Relacionados