esse

479 palavras 2 páginas
O Que é Rastafarianismo? É um movimento de caráter religioso, que, em meados do século 20, passou a reconhecer o primeiro Imperador negro a governar um país Africano como a encarnação do messias na terra.
Apesar disso, o rastafarianismo noa é considerado oficialmente uma religião, pois não possui igrejas, nem um clero organizado.
O movimento Rastafari é uma filosofia de vida, que prega uma volta a África, que começou a surgir no final da Década de 1920, quando o sindicalista Jamaicano Marcus Garvey, baseando-se em idéias do velho testamento, passou a pregar que todos os negros deveriam retornar a África, a terra prometida para eles, de onde haviam sido retirados por causa da escravidão.
Em 1929, quando pregava numa igreja, Garvey disse: olhem para a África. Quando um rei negro for coroado, a redenção estará próxima.
A afirmação foi tida como uma profecia, já que o negro Tafari Makonnen (1892-1975) autocoroou-se imperador da Etiópia um ano depois antes de ascender ao poder, onde permaneceu até 1974, quando, foi deposto. Makonnen era chamado de Príncipe Tafari, ou Ras Tafari. Por isso quem acreditava nas idéias de Garvey e via o imperador como um messias passou a ser chamado de Rastafari.
Mas além do lado religioso, o Rastafarianismo também teve importância na política, lutando contra o opressão dos países colonizados.
A redenção não veio, Salassié não conduzio o povo a terra prometida (África) mas os Rastas se proliferaram pela Jamaica.
Tafari Makonnen adotou o nome de Hailé Salassié e o Título de Rei dos Reis, Senhor dos senhores, Leão conquistador da tribo de Judá, Salassié afirmava ser de uma linhagem sagrada: descendia do casamento do Rei Salomão com a Rainha de Sabá. A família de Davi, pai de Salomão que gerou nada menos que Jesus Cristo.
Os Rastas vêem Salassié como o novo Messias. Eles também se baseiam numa livre interpretação da Bíblia para justificar o uso da Ganja (a Maconha) Ele se elevou da fumaça de suas

Relacionados