Esrgheahsr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Galileu Galilei
Galileu Galilei era italiano filho de  Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati, nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa e faleceu a 8 de janeiro de 1642 emFlorença.
Galileu era físico, matemático, astrônomo.
Em 1574 a sua família mudou-se para Florença e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese, em Vallombrosa. Aos 17 anosentrou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, e aí permaneceu durante quatro anos, tendo abandonado em 1585 para se dedicar ao estudo da física, da astronomia e damatemática.
Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa e em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu 18 anos. Aqui efectuoudiversas descobertas.
É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da acelaração uniforme da queda dos corpos, entre outras, tendo conseguido traduzi-lasmatematicamente.
Tendo ouvido falar da investigação do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajustes de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento naobservação astronómica. Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas irregular, observou que a via Láctea era composta de estrelas, edescobriu e nomeou os satélites de Júpiter. As observações que publicou foram muito criticadas pelos astrónomos ligados as ideias de Cláudio Ptolomeu. Galileu abraçou publicamente ateoria copérnicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas criticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes naBíblia. Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado a viver em prisão domiciliária em 1633 onde escreveu varias obras. Em 1638 publicou secretamente estas obras na Holanda.
tracking img