Esquentador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A água é aquecida num permutador exposto ao calor das chamas de queimadores pelo que a saída da água quente é instantânea. Para funcionar estes aparelhos só necessitam de um combustívelque pode ser gás Propano, Butano ou Natural, e alguma pressão da rede de água.
Para a realização deste trabalho, optou-se por um esquentador a gás Natural com o objectivo de calcular asua eficiência, no aquecimento de uma determinada água num exacto espaço de tempo e por consequência conseguir determinar a sua potência.
Decidiu-se escolher duas divisões da casa emque o factor distância ao esquentador fosse distinto, então optou-se por escolher uma torneira da cozinha, em que a distância ao esquentador é reduzida e uma torneira da casa de banho quefica a uma distância considerável do esquentador. Para calcular a eficiência e o rendimento era fulcral medimos algumas variáveis entre quais a variação do tempo no decorrer daexperiencia, da temperatura, do volume de gás natural e do volume de água. Então após as medições destas nas duas divisões conclui-se que, para aquecer uma quantidade de água na divisão maisperto do esquentador, a cozinha, era necessário menos tempo e menos gás obtendo-se um maior rendimento em relação as medições efectuadas na divisão mais distante do esquentador, a casa debanho, que por sua vez necessitava de mais gás, mais tempo para aquecer uma determinada quantidade de água ligeiramente superior á do primeiro caso.
Em suma, existe uns factores que nemsempre temos em conta aquando a instalação do esquentador como a distância deste em relação aos pontos da casa que necessitam de água quente, quanto maior for a distância entre oesquentador e o espaço onde vai utilizar água quente com mais frequência, maiores serão as perdas de calor por transporte de água, demorará mais tempo aquecer e o rendimento será pobre.
tracking img