Heltonsilva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 2 PREPARANDO O AMBIENTE MÓDULO 2: PREPARANDO O AMBIENTE Unidade 1: PREPARANDO O DIAGNÓSTICO Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no curso D-Olho na Qualidade - 5s para os Pequenos Negócios, pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme você já leu no Guia do curso, este é um recurso adicional do qual você dispõe para apoiá-lo(a) e estádisponibilizado para download. Para facilitar o manuseio do material, seguir-se-á a seqüência estabelecida para o curso em módulos e unidades. O material está disponibilizado por tema, na 1ª unidade de cada assunto, indicando-se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnológicos especiais, você deve navegar no curso pela internet. Neste material,ao encontrar a palavra Atenção! vá ao ambiente do curso e localize a unidade e passo indicados. Você deve percorrer todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concluídas no ambiente do curso na internet, você terá acesso aos textos do próximo assunto para download.

APRESENTAÇÃO

Olá! Estamos no módulo 2. Vamos, juntos,cumprir mais uma etapa do curso?! Você já conhece a filosofia* que fundamenta a prática dos 5Ss* e as vantagens da implantação* do Programa D-Olho na Qualidade. Está na hora de preparar a implantação*, certo? Durante o módulo 2, você terá a possibilidade de fazer o diagnóstico* de sua organização relacionado-o aos 5 sensos* do Programa D-Olho na Qualidade, bem como elaborar o cronograma deexecução e preparar-se para fazer o lançamento em sua organização. Vamos continuar? No módulo 1, em algum dos momentos de reflexão, certamente, você pensou sobre as mudanças que pretende realizar. Mas, é importante que tenha dados concretos sobre a real situação do ambiente. Portanto, para iniciar a implantação* do Programa D-Olho na Qualidade: 5Ss* para os pequenos negócios, o ideal é começar pelodiagnóstico* da empresa, para que possa atuar com precisão, de acordo com a situação da sua organização. A “Lista de verificação do D-Olho na Qualidade” é um recurso que preparamos para auxiliálo na realização do diagnóstico*. Enquanto você prepara o diagnóstico*, é importante começar a pensar em uma equipe de apoio para auxiliá-lo na implantação* do programa! Atenção! Você tem uma atividade a realizar noambiente do curso. Preencha a “Lista de Verificação” no passo 02 da Unidade 1 – Preparando o Diagnóstico, do Módulo 2 Preparando o Ambiente.

Unidade 1: Preparando o Diagnóstico

1

Módulo 2 PREPARANDO O AMBIENTE Preencha a “Lista de verificação”, observando os critérios definidos na legenda abaixo: DICA: É de fundamental importância que você responda esta lista com muito critério elembre-se do que realmente acontece na empresa e não como você gostaria que estivesse. Nota 1 2 3 4 Símbolo Conceito Ruim Regular Bom Excelente Descrição
. . . Nenhum item atende ao padrão estabelecido

. . . Poucos itens atendem ao padrão estabelecido

. . . Muitos itens atendem ao padrão estabelecido

. . . Todos os itens atendem ao padrão estabelecido

Para calcular o valor de cada etapa, ésó somar o número correspondente e dividir pelo número de perguntas daquela etapa. Exemplo: no descarte* tivemos .. . .. o que equivale a 1+3+3+4 = 11 divididos por 4 – 2,75, ou seja, o seu conceito está de regular para bom; pode melhorar – E muito !!! Lista de verificação do Programa D-Olho na Qualidade Etapa . . . Itens :
Foram definidos padrões e procedimentos para a manutenção do descarte*.Existem materiais, objetos e equipamentos desnecessários nos locais de trabalho. Os equipamentos, ferramentas e materiais estão em bom funcionamento. A quantidade de suprimentos* no setor é mesmo necessária. Existem papéis, dados, informações desnecessários nos locais de trabalho.

Descarte*

Avaliação

Etapa . . . Itens :

Organização

Avaliação

Foram definidos padrões e...
tracking img