ESQUEMA REVOLU O E TRANSFORMA P

1521 palavras 7 páginas
ESQUEMA: REVOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Vitória Monteiro nº14 3°ano
CAPÍTULO 19 MESCLANDO CULTURA E IDEOLOGIA
CULTURA E IDEOLOGIA
Conceitos germinados, principalmente no processo de dominação da sociedade capitalista.
HEGEMONIA: “Supremacia”, “Preponderância”. Processo que faz com que uma classe dominante faça seus projetos serem aceitos pela classe dominada, desarticulando o poder de autonomia.

Aparelhos de hegemonia: Livros, jornais, TV, escolas, músicas, teatro e etc. São práticas pedagógicas, convencimento, ensinamento e aprendizagem.

Classe hegemônica: Quando além do poder coercitivo e policial é aplicada a persuasão para convencer a maioria das pessoas criando então uma “cultura dominante efetiva”, que penetra ao povo como senso comum e demonstra a forma como o dominante vê o mundo a única possível.

Ideologia: Espaço para dominação, dirigido não somente pelo Estado, mas pela moral e intelectualidade da sociedade com seus elementos culturais.

PROCESSO CONTRA-HEGEMONIA: Desenvolvidos por intelectuais orgânicos, vinculada à classe trabalhadora, que busca mostrar a opinião contrária aos ideais burgueses pelos meios de comunicação.

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: Conceito que serve para caracterizar formas culturais que se impõem, independentes de serem boas ou ruins, como a verdade que sempre existiu e não pode ser questionada. Exemplo a dominação masculina sobre as mulheres já que elas são mais “frágeis” e “sensíveis”, então por isso elas devem ser subestimadas aos homens. A ideia é aceita quanto se ouve “Isto sempre foi, é e será assim”.
CULTURA DOMINANTE = CONTROLE IDEOLÓGICO = DISTANCIAMENTO ENTRE CLASSES SOCIAS
IMPOSIÇÃO CULTURAL: Definição de culto e inculto.

HOMOGENIZAÇÃO DAS PESSOAS: Produção em massa de bens culturais para o suprimento de demandas que viabilizam o consumo vendendo a felicidade como produto ou serviço gerando lucratividade e uma massificação uniforme.

DIVERSÃO: Maneira alienante, que não nos instiga a pensar sobre sociedade, mas que

Relacionados

  • A Constru O Social Da Realidade
    78643 palavras | 315 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas