Espostes radicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Economia

1.1 Conceito:

É a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços resultantes das transações econômicas provenientes dos setores intermediários, para atender às necessidades de consumo.

de óikos – casa Administração do lar: uma casaDeriva do grego
oikonomía - nómos – lei ou ESTADO

Economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

A ciência que estuda a escassez. A ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos e fins competitivos.Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

A Microeconomia ou Teoria dos Preços é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e dasempresas, e os mercados nos quais operam; preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades (consumidores, firmas e mercados específicos. Portanto, a Microeconomia analisa a formação de preços no mercado e os preços se formam a partir dos mercados de bens e serviços e do mercado dos serviços dos fatores de produção.

A Macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando adeterminação e o comportamento dos grandes agregados, como a Renda (R ou P ou Y), Produto Nacional (PN ou RN), Investimento (I), Poupança (S) e Consumo (C) agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Por fim, a Teoria Macroeconômica preocupa-se com questões conjunturais, de curto prazo, ou seja, com a questão dodesemprego e com a estabilização do nível geral de preços.

1.2. O Objeto de Estudo da Ciência Econômica = problemas econômicos fundamentais

O problema econômico fundamental consiste em decidir o que produzir e em quais quantidades.
Portanto, a escassez surge devido às necessidades humanas serem ilimitadas e à restrição física de recursos (isto é, dos recursos serem escassos).
Restriçãofísica dos recursos → gera a escassez dos bens (materiais e imateriais).
É a questão da escassez de recursos, ou seja, como "economizar" recursos. A Lei da Escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços com os recursos escassos disponíveis a cada sociedade.


1.2 . 1 A escassez de recursos e as necessidades humanas ilimitadas

Todas as sociedades por mais desenvolvidas que sejam,sendo elas de economia capitalista ou de economia socialista, são obrigadas a fazer escolhas ou opções, uma vez que os recursos não são abundantes. Os recursos escassos e as necessidades ilimitadas da sociedade são os dois grandes problemas da economia. Por isso, precisamos saber o que e quanto produzir, como e para quem produzir?
O acesso à satisfação das necessidades básicas é assegurado pelomercado, mediante pagamento dos preços correspondentes, o que exige do consumidor determinável nível de renda, podendo ser complementado pelo setor público (educação pública, saúde, distribuição de cestas básicas, etc).
Os recursos produtivos limitadas são: mão-de-obra, matérias-primas, produtos intermediários utilizados no processo produtivo, capital fixo, capital financeiro, terras férteis,empresários dispostos a riscos e, tecnologia ou conhecimento.
As necessidades humanas são ilimitadas, porque as pessoas estão sempre desejando possuir mais do que já têm, mas são limitadas pela renda dos indivíduos. A oferta pelos bens e serviços é restringe-se pela escassez de matérias primas e bens de capital. Assim os empresários precisam decidir o que produzir e em que quantidades.

1ª) o...
tracking img