Espirometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VENTILAÇÃO VOLUNTÁRIA MÁXIMA
A ventilação voluntária máxima (VVM) mede vários fenômenos fisiológicos que ocorrem ao mesmo tempo, incluindo complacência da caixa torácica, complacência pulmonar, resistência das vias aéreas e força muscular disponível. É o número de litros de ar que o paciente pode respirar por minuto com esforço voluntário máximo.

Valores de referência
Normal
Aproximadamente160-180 l/min
Os valores previstos baseiam-se na idade, altura e sexo do paciente. Uma pessoa saudável pode variar em até 25%-35% em relação aos valores médios do grupo.

Procedimento
1. Colocar o paciente sentado ou de pé. Colocar clipes nasais e instruir o paciente a respirar normalmente ou por uma combinação de bocal/filtro (bacteriano/viral) no espirômetro.
2. Instruir o paciente arespirar no espirômetro, o mais profundamente e rapidamente possível, por 10 a 15 segundos. Em geral, a frequência atinge 40 a 70 respirações por minuto, e os volumes correntes correspondem a aproximadamente 50% da CV.
3. Extrapolar os valores reais do intervalo de 10 a 15 segundos para um período de 1 minuto.
4. Estar ciente de que habitualmente a manobra é realizada duas vezes. Relatar o maiorvalor.

Fatores que interferem
O esforço inadequado do paciente pode ser excluído utilizando-se a seguinte fórmula para prever a VVM do paciente: VVM prevista = 35 x VEF. Essa verificação é útil para determinar se a VVM registrada indica esforço adequado do paciente. Valores baixos podem estar relacionados ao esforço do paciente e não à fisiopatologia.

Implicações clínicas
1. As causas debaixos valores são comprometimentos ventilatórios obstrutivos de grau moderado a intenso, anormalidade do controle neuromuscular e esforço inadequado do paciente.
2. Na doença restritiva, o valor geralmente é normal; entretanto, nas formas mais graves, a VVM pode estar diminuída.

Intervenções
Cuidados Pré-teste com o paciente
1. Explicar o objetivo e o procedimento do teste. Explicar que se tratade um exame não invasivo que requer a cooperação do paciente. Avaliar a capacidade do paciente de obedecer.
2. Registrar a idade, altura e sexo do paciente.

Cuidados Pós-teste com o paciente
1. Explicar os resultados do teste e a possível necessidade de exame de acompanhamento e tratamento.



PRESSÃO RESPIRATÓRIA MÁXIMA (PRM)
As medidas da pressão respiratória máxima (PRM) avaliam aforça da musculatura ventilatória em pessoas com distúrbios neuromusculares, como poliomielite, enfisema e fibrose pulmonar. A pressão expiratória máxima (PEM) é a maior pressão que pode ser gerada com capacidade pulmonar total, ou próxima desta, após uma inspiração máxima, enquanto a pressão inspiratória máxima (PIM) é medida a partir do volume residual, ou próximo deste, após uma expiração máxima.Valores de referência
Normal
Pressão expiratória máxima (PEM): aproximadamente 100-250cm H2O.
Pressão inspiratória máxima (PIM): aproximadamente 40-125cm H2O.
Os valores previstos baseiam-se na idade e no sexo do paciente.

Procedimento
1. Instruir o paciente, que deve estar sentado e usando um clipe no nariz, a inspirar ao máximo. Colocar o bocal do manômetro de pressão manual na bocado paciente e instruí-lo a realizar uma expiração forçada. Registrar essa pressão máxima mantida (1 a 3 segundos) contra a oclusão interna do manômetro como a PEM.
2. Repetir o mesmo procedimento para a PIM, exceto que neste momento o paciente expira completamente antes de colocar o bocal do manômetro na boca. Instruir o paciente a fazer uma inspiração forçada. Registrar a pressão máxima mantida(1 a 3 segundos).
3. Repetir cada procedimento, e registrar a melhor das três medidas para cada uma.

Fatores que interferem
A PIM e a PEM dependem do esforço do paciente; baixos valores podem ser causados por esforço inadequado, e não por perda da força muscular respiratória. Se o paciente não inspirar ou expirar ao máximo antes de medir a pressão o valor pode ser baixo. Também devem ser...
tracking img