Espectroscopia de carbono 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLINDAGEM
A circulação dos elétrons de uma ligação sob a influência de um campo magnético externo gera diminuto campo magnético(campo induzido) que blinda o próton em relação ao campo externo. Nopróton, o campo induzido se opõe ao campo externo. Isto quer dizer que o campo magnético real que atua sobre o próton é menor do que o campo externo.
Um próton que está fortemente blindado peloselétrons não pode absorver a mesma energia que um próton de baixa blindagem, num mesmo campo magnético externo. Um próton blindado absorverá energia num campo externo de maior intensidade ( ou em frequênciasmais elevadas). O campo externo deve ser mais intenso para compensar o efeito do pequeno campo induzido. O grau de blindagem do próton pelos elétrons circulantes depende da densidade eletrônicarelativa em torno desse próton.
A densidade eletrônica em torno do próton, por sua vez, depende, em grande parte, da presença de grupos eletronegativos. Quanto mais próximo destes grupos “ retiradores deelétrons", menos blindado estará o próton.
ABSORÇÃO
A absorção desta radiação pelos núcleos desses elementos é quantizada e produz um espectro característico.
Esta absorção não ocorre a menos que afrequência da radiação e a intensidade do campo magnético tenham valores bem definidos.
A absorção de energia é um processo quantizado e a energia absorvida deve ser igual à diFerença de energiaentre os dois estados envolvidos.
Quanto mais forte for o campo magnético aplicado, maior será a diferença de energia entre os estados de spins possíveis.
Quando um campo magnético é aplicado o núcleocomeça a mudar de direção sobre seu próprio eixo de rotação com frequência angular, que é as vezes, chamada de frequência de Larmor.
A frequência com que o núcleo muda de direção é diretamenteproporcional à intensidade do campo magnético aplicado: quanto mais intenso for o campo magnético, maior será a velocidade (frequência angular da onda) da precessão.
PROCESSO DE INSTRUMENTAÇÃO DE RMN...
tracking img