Rios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio Anil
O Rio Anil é um rio brasileiro e também um dos principais rios maranhenses. Nasce 8 quilômetros ao sul de São Luís (Maranhão), no bairro Anil, no subúrbio da cidade. O Rio Aniltem grande importância para o abastecimento de água em São Luís, e para a pesca, milhares de pessoas dependem diretamente das águas do Rio.



Foz do Rio Anil, Saõ Luís ,Maranhão,Brasil. 2 de janeiro de 2009. fonte:
Rio Anil.jpgpt.wikipedia.org
Do nome
Segundo moradores passados, onome do Rio Anil herdou das suas águas que um dia foram tão limpidas que refletiam o azul do céu, outros dizem que foi em virtude de uma planta muito comum em suas margens a indigosfera tintórica que,suas folhas ao cair no leito do rio dissolvia-se e dava-lhe o tom azul.Vegetação

A vegetação original já foi bastante devastada em decorrência da intensa urbanização ocorrida na área da bacia, o que resulta em graves mudanças impostas àfloresta primitiva. Essa floresta era composta principalmente por mangues que formavam colônias de vegetação frondosa com um desenvolvido porte arbóreo. Na área ocorrem as seguintes espécies demangue: Rhizophora mangle, Linnaeus (mangue vermelho), Lagunculária racemosa¸Gaeth (mangue branco) e Avicennia sp. Também ocorre a presença de outras espécies como de Igapó: aninga, juçara, buriti etc, jáno terreno de transição entre a planície flúvio-marinha e o tabuleiro eram encontrados indivíduos como: ingá, guarandi e angelim. Em áreas mais elevadas encontra-se: bacurí, tucum, babaçú, bacaba,ariri e marçaranduba. Indivíduos remanescentes da floresta de terra firme podem ainda serem encontrados em algumas nascentes.




Nascente Rio Anil - Jardim são Cristovão II (vegetação ao redor do...
tracking img