Espectrofotometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo

Determinação de Sulfito em Açucar por Espectrofotometria.







Introdução

Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação electromagnética por muitas moléculas, quando os seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre oultravioleta e o infravermelho. A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultravioleta ao infravermelho no espectro da radiação electromagnética.


[pic]
Imagem1.Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br





[pic]
Imagem2. Fonte: http://ai11b.blogspot.com

O espectro do visível está contido essencialmente na zona entre 400 e800 nm. Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda, e pode-se fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática. O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz éabsorvida a cada comprimento de onda.
O conjunto das absorvâncias aos vários comprimentos de onda para um composto chama-seespectro de absorção e varia de substância para substância. Se uma substância é verde, por exemplo,deixa passar ou reflete a cor nesse comprimento de onda, absorvendo mais a luz na região do vermelho. Uma vez que diferentes substâncias têm diferentes padrões deabsorção, a espectrofotometria permite-nos identificar substâncias com base no seu espectro. Permite também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
A absorbância de luz é baseada em dois princípios. O primeiro determina que a absorção é tanto maior quanto mais concentrada for a solução por ela atravessada, enquanto que osegundo determina que a absorção é tanto maior quanto maior for a distância percorrida pelo feixe luminoso através das amostras. A união destes dois princípios resulta na Lei de Beer-Lambert, descrita pela equação abaixo:


Aλ = ελ . c . l


Onde:


Aλ ( absorbância ( λ fixo )
ελ ( constante (para um λ fixo)


C ( concentração da solução absorventeL ( distância percorrida pelo feixe luminoso através da amostra


Nesta equação,


Aλ = log10 . l0 / lt


L0 = luz incidente
Lt = luz transmitida




A absorbância da luz a cada comprimento de onda λ é diretamente proporcional à concentração da solução contida na cuvette. Esta linearidade deixa de ocorrer a concentrações muito elevadas da substância,podendo nesses casos diluir previamente a amostra a medir.
Com alguma frequência é necessário quantificar substâncias em misturas complexas, ou que não absorvem significativamente a luz a nenhum comprimento de onda. Nestes casos utilizam-se os chamados métodos colorimétricos, nos quais o composto a quantificar é posto em contato com um reagente específico, de modo a desenvolver uma cor cujaintensidade é diretamente proporcional à concentração da substância na mistura original.


























Descrição da Experiência


1 Materiais Utilizados

- Espectrofotômetro
- Cubeta 1 cm
- Balão volumétrico 50 ml
- Bastão de vidro
- Béquer 100 ml
- Pipeta 2 ml
- Pipeta 5 ml
- Pipeta 10 ml
- Balança eletrônica
- Tubo de ensaio
- Sacarose
-Açúcar
- Água deionizada
- Fucsina descorada
- Formaldeído 0,2%
- Sulfito de sódio 0.0002 mol/litro (ml)
- Hidróxido de sódio 0,1 mol/litro (ml)



2 Método e Descrição


Primeiramente o grupo separou 6 balões volumétricos 50 ml e numerou de 1 a 6. Foram pesados na balança eletrônica 5 g de sacarose para cada um dos balões de 1 a 5 e 10 g de açúcar para o balão de...
tracking img