Especofotometria

1892 palavras 8 páginas
Ö Corpo da letra tamanho 12, em ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, espaço 1,5 (linhas);
Ö Partes que compõem o relatório (itens de 1 a 7) destacados com negrito, maiúsculas e tamanho 12;
Ö Não utilizar impressão frente e verso;
Ö Margens: esquerda: 3 cm superior: 2,5 cm direita: 3 cm inferior: 2,5 cm A estrutura do relatório deve conter os seguintes itens e devem ser apresentados conforme a seqüência abaixo:

I. INTRODUÇÃO A Introdução tem por objetivo principal situar o tema do experimento. Esta não precisa ser extensa e para escrevê-la, você deverá usar as referências bibliográficas sugeridas pelos professores, ou outras que você encontrar na biblioteca. No tempo verbal NÃO utilizar a primeira pessoa. Por abordar assuntos, os fatos no passado, presente e futuro, a introdução exige que os tempos verbais estejam de acordo com as ideias a serem transmitidas ao leitor. Exemplo: determinou(aram), permitiu(ram).

II. OBJETIVOS Devem indicar os propósitos da aula prática. Apresenta sucintamente o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento.

III. PARTE EXPERIMENTAL A parte experimental deve conter uma descrição completa da metodologia utilizada (incluindo-se modificações que tenham sido feitas no decorrer do experimento. Neste item devem-se incluir também as características químicas e físicas dos reagentes, bem como suas toxicidades. Deve ser escrito no passado, pois o experimento já foi realizado.

IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta é a parte mais importante do relatório. Nela você irá apresentar os resultados do experimento de forma objetiva, exata, clara e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Este item deve incluir todo tipo de resultado obtido: observações visuais e dados numéricos (volumes medidos, massas pesadas, tempos decorridos, temperaturas, rendimentos, etc). Devem-se incluir também todos os cálculos efetuados. Sempre que possível seus dados devem

Relacionados