Especialidade de Tubar es Bruno

687 palavras 3 páginas
Especialidade Tubarão

Nome: Bruno Azevedo Santos.
Requisitos-
1- Quais as principais diferenças entre peixes ósseos e cartilaginosos?
R: peixes ósseos- são abundantes tanto em água doce quanto água salgada. Seu esqueleto predominante é de forma óssea. Presença de quatro fendas branquiais e ausência de espiráculo. Tem brânquias protegidas por uma estrutura denominada opérculo. Boca se encontra na região anterior. Intestino terminado no anus, não há cloaca. Presença em muitas espécies, de uma vesícula armazenadora de gases chamada bexiga natatória.
Peixes cartilaginosos- vivem principalmente na água salgada. Esqueleto cartilaginoso e relativamente leve. Presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifício chamado espiráculo, por onde a água banha as brânquias. Boca localizada ventralmente. Intestino terminado em uma bolsa chamada cloaca, nela converge os ductos finais do sistema digestório, urinário e genital. Não possuem bexiga natatória.

2- Fale sobre a dentição dos tubarões e dos alimentos que consomem?
R: tubarões que se alimentam de outros peixes tem dentes afiados, os que se alimentam de peixes maiores tem os dentes inferiores pontiagudos para prender a vitima e os superiores tem uma forma triangular com lados serrilhados para cortar.
Os que se alimentam de moluscos ou crustáceos tem dentes achatados. Os que se alimentam de plâncton são pequenos e não funcionais.

3- Explique como ocorre a respiração do tubarão.
R: Devido ao seu tamanho o seu corpo exige maior demanda de oxigênio do que os outros peixes, e ele não podem contar com as correntes de água do ambiente para fornecerem um suprimento de água oxigenada. A maioria dos tubarões não consegue bombear água para as brânquias, de modo a respirarem. Se um tubarão parar de nadar o nível de respiração cai e ele pode morrer afogado.

4- Cite 2 exemplos de peixes cartilaginosos que não sejam tubarões.
R: Arraia e Quimera.

5- Saber identificar por meio de figura 5 espécies de tubarões. Tubarão Cabeça

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas