ESMEEI

547 palavras 3 páginas
Trabalho de estagio
1. Quais as principais idéias de Ariès sobre o surgimento do sentimento de infância? Para você essas idéias ainda influenciam a Educação Infantil?
As idéias sobre infância foram sendo construídas ao longo dos séculos, no qual podemos perceber que a idéia que temos hoje atravessou a historia da humanidade, onde muitos abandonos e mortes foram registrados. Segundo Ariés (1981), até o Século XII a idéia de infância, que conhecemos atualmente era impensada, pois a criança era considerada apenas um prolongamento da espécie, onde a mesma não tinha direito a infância e era tratada igual a um adulto e assim que tivesse condições de viver sem os cuidados da mãe ela ingressava na sociedade, como se fosse um adulto.
Podemos observar também que Aries (1981), destaca que as crianças foram tratadas como adultos em miniatura, ou seja, seus trajes e vestimentas, a participação ativa em reuniões, festas e danças, todas essas ações se assemelhavam as de um adulto.
Ariès afirma que surgiram dois sentimentos de infância a paparicação, no qual representava o excesso de cuidado, afeto, carinho para com a criança. E o outro sentimento era o oposto do primeiro, pois ele visava a disciplina e a formação moral das crianças.
No entanto essas idéias não fazem mais parte da educação infantil, pois nos dias de hoje a criança deve ser tratada com muito amor e carinho, deixando elas construir seu próprio pensamento, pois essa fase da infância é de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
2. Destaque as principais ideias a respeito do surgimento de creche e jardim-de-infância e comente:
Dando continuidade podemos perceber que após o processo de industrialização grande parte da população modificou seu ritmo de vida em vista do ingresso no mercado de trabalho, com isso as mães não conseguiam dar a assistência necessária a seus filhos, daí surgiu a necessidade de resolver essa situação. Primeiramente começaram a surgir na Europa espaços para

Relacionados

  • ESMEEI
    477 palavras | 2 páginas