Esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imagem 1
A concentração de oxigênio dissolvido na água (COD) é um parâmetro muito importante para analisar as características químicas e biológicas das águas.
No meio ambiente, geralmente, ooxigênio dissolvido (OD) vem da fotossíntese biótica aquática ou pela difusão desse gás, que está presente no ar, na superfície da água.
A COD pode variar em razão de algumas circunstâncias comotemperatura, salinidade e pressão

Imagem 2

O OD é essencial para a sobrevivência das espécies aquáticas, pois promove a respiração branquial dos peixes. A sobrevivência dos peixes requer concentraçõesmínimas de OD entre 10% e 60% de saturação, dependendo da espécie e outras características do sistema aquático.

Imagem 3

No entanto, em locais poluídos, como por meio do lançamento de esgotosdomésticos e industriais em rios e lagos, o excesso de matéria orgânica causa uma grande diminuição no COD. Com isso, mesmo quantidades moderadas de matéria orgânica jogadas nas águas naturais podem resultarnuma diminuição significativa no oxigênio dissolvido e, consequentemente, levar à morte de peixes e outras espécies.
Uma análise comumente feita para verificar a quantidade de oxigênio necessáriapara a estabilização da matéria orgânica degradada pela ação de bactérias, sob condições aeróbias e controladas (período de 5 dias a 20 °C), é chamada de demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Esse testemostra a fração dos compostos biodegradáveis presentes no efluente e é usado também para a avaliação e controle de poluição das águas.
Se os resultados mostrarem uma DBO elevada, significa que serápreciso grandes taxas de OD para oxidar a matéria orgânica e não restará oxigênio suficiente para a respiração dos peixes. Se os peixes começarem a morrer, a situação se agravará, pois a DBO aumentaráainda mais.
Imagem 4
O resultado será a diminuição gradativa de espécies aeróbias e o crescimento de espécies anaeróbias, que sobrevivem sem oxigênio. Entretanto, em condições anaeróbicas, a...
tracking img