Contexto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
|
|
UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR PÓS – ERA DA INFORMAÇÃO.*Jairo Gustavo de Lima
**Rodrigo Zannon Braga
*Autor
**Coautor1 INTRODUÇÃO 

Desde os primórdios da revolução industrial, o processo administrativo das empresas, de uma maneira geral, foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que oadministrador deveria desempenhar para o alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.
            Até o período neoclássico da administração, surgido na metade final do século XX, muitas eram as discrepâncias dos teóricos quanto à denominação oficial a ser empregada àquelas atividades consideradas básicas ao administrador. Na essência, as denominações sugeridas por cada um dos teóricos levavampraticamente a um mesmo lugar, ou seja, o sentido estrito de cada função já fazia parte de um consenso, restava apenas estabelecer um acordo formal afim de que tais funções pudessem receber denominações padronizadas. É a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Com o advento da informática, fruto da Era daInformação, os processos gerenciais (neles inclusos as funções anteriormente citadas), passaram por drásticas mudanças, transformações que alteraram profundamente a forma de se gerenciar empresas, sejam elas públicas ou privadas.
No decurso do tempo é comum as práticas administrativas sofrerem alterações, mas os efeitos trazidos pela revolução digital seguramente podem ser considerados umdivisor de águas no campo da ciência administrativa, principalmente quando a consideramos do ponto de vista prático.
É possível perceber mudanças substanciais nos modelos de gestão aplicados às empresas da contemporaneidade quando as comparamos com àquelas de 50 anos atrás, independentemente dos setores da economia em que atuam. 
Diante deste contexto, torna-se relevante um estudo que aborde asprincipais mudanças ocorridas no campo dos processos gerenciais das empresas, especificamente no que concernem as funções básicas do administrador, posteriormente à Era da Informação.2 OBJETIVOS2.1 OBJETIVO GERAL * Realizar um estudo apontando as principais mudanças conceituais e práticas ocorridas no processo administrativo posteriormente à Era da Informação, com enfoque nas quatro funções básicas doadministrador.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOSa)         Realizar levantamento bibliográfico abordando o processo administrativo e as funções básicas do administrador;
b)         Realizar levantamento bibliográfico abordando a Era da Informação e suas conseqüências diretas no cotidiano empresarial;
c)         Identificar, com base no referencial bibliográfico, as principais mudanças ocorridas no campoque abrange as funções básicas do administrador pós - Era da Informação.3 METODOLOGIA            Neste tópico são apresentados os procedimentos metodológicos aplicados na pesquisa em tela, o que permitiu alcançar os objetivos propostos.
Classificado como uma Pesquisa Científica, este trabalho se propôs à realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normasconsagradas pela metodologia científica, a qual é entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, que norteiam o pesquisador na investigação de um fenômeno. Inclui a escolha do tema, o planejamento da investigação, o desenvolvimento metodológico, a coleta de dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões e a divulgação de resultados.
A pesquisa científica é definida porDemo (1996) como uma atividade cotidiana, considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático. Para Gil (1999, p.42), “a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”. O objetivo...
tracking img