Eseseses

4815 palavras 20 páginas
Exercícios Extras
1. (Unifesp) Dois corpos, A e B, com massas iguais e a temperaturas tÛ = 50 °C e t½ = 10°C, são colocados em contato até atingirem a temperatura de equilíbrio. O calor específico de A é o triplo do de B. Se os dois corpos estão isolados termicamente, a temperatura de equilíbrio é
a) 28°C.
b) 30°C.
c) 37°C.
d) 40°C.
e) 45°C.
2. (Unicamp) Para resfriar um motor de automóvel, faz-se circular água pelo mesmo. A água entra no motor a uma temperatura de 80°C com vazão de 0,4L/s, e sai a uma temperatura de 95°C. A água quente é resfriada a
80°C no radiador, voltando em seguida para o motor através de um circuito fechado.
a) Qual é a potência térmica absorvida pela água ao passar pelo motor? Considere o calor específico da água igual a 4200J/kg°C e sua densidade igual a 1000kg/m¤ .
b) Quando um "aditivo para radiador" é acrescentado à água, o calor específico da solução aumenta para 5250
J/kg°C, sem mudança na sua densidade. Caso essa solução a 80°C fosse injetada no motor em lugar da água, e absorvesse a mesma potência térmica, qual seria a sua temperatura na saída do motor?
3. (Unicamp) As temperaturas nas grandes cidades são mais altas do que nas regiões vizinhas não povoadas, formando "ilhas urbanas de calor". Uma das causas desse efeito é o calor absorvido pelas superfícies escuras, como as ruas asfaltadas e as coberturas de prédios. A substituição de materiais escuros por materiais alternativos claros reduziria esse efeito. A figura mostra a temperatura do pavimento de dois estacionamentos, um recoberto com asfalto e o outro com um material alternativo, ao longo de um dia ensolarado.

a) Qual curva corresponde ao asfalto?
b) Qual é a diferença máxima de temperatura entre os dois pavimentos durante o período apresentado?
c) O asfalto aumenta de temperatura entre 8h00 e 13h00. Em um pavimento asfaltado de 10.000 m£ e com uma espessura de 0,1 m, qual a quantidade de calor necessária para aquecer o asfalto nesse período?

Relacionados