Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 2 – O ecossistema



1. Conceito de Ecossistema
Qualquer unidade que abranja todos os organismos vivos que estão em conjunto numa dada área, interagindo com o ambiente físico, possibilitando um fluxo de energia e a ciclagem dos nutrientes entre partes bióticas e abióticas.

ECOSSISTEMAS = Sistemas Abertos: ambientes de entrada e saída devem ser considerados.• Componentes do Ecossistema: 1- Comunidade; 2- Fluxo de energia; 3- Ciclagem de materiais; 4- Controle


Fluxo de Energia: sentido único (Energia solar transformada em matéria orgânica). A energia pode ser armazenada e depois liberada ou exportada, mas não pode ser reutilizada (1ª lei da termodinâmica).


A eficiência da ciclagem e a grandeza das importações e exportações denutrientes dependem do ambiente e variam de ecossistemas.


Todos os ecossistemas são sistemas abertos: ambiente de entrada e saída de energia acoplados e essenciais para que o ecossietama funcione.


• Variação do ambiente de entrada e de saída:
1. Tamanho do sistema (quanto maior o ecossistema, menos dependente do exterior)
2. Intensidade metabólica (quanto maioro metabolismo, maiores os ambientes) – válida também para o organismo – quanto maior, maior o metabolismo (custo de manutenção)
3. Equilíbrio autotrófico/heterotrófico (quanto mais desequilibrado, mais elementos externos são necessários para reequilibrá-lo).
4. Estágio de desenvolvimento (sistemas jovens diferem de sistemas adultos)


2. Estrutura do Ecossistema1- Do ponto de vista trófico: 2 estratos


1. Autotrófico (faixa verde): Plantas clorofiladas que transformam substâncias inorgânicas simples em substâncias orgânicas complexas.
2. Heterotrófico (faixa marrom): Solos, sedimentos, raízes, material em decomposição etc...

← A maior parte do metabolismo autotrófico ocorre no estrato superior da “faixa verde”, onde háEnergia luminosa disponível; já o metabolismo heterotrófico mais intenso, ocorre na “faixa marrom” inferior, onde a matéria orgânica acumula-se em solos e sedimentos.


2- Do ponto de vista biológico:


• Substâncias Inorgânicas (Envolvidas nos ciclos de materiais)
• Compostos orgânicos (Ligação Biótico-Abiótico)
• Ambiente atmosférico
•Produtores (Autotróficos)
• Macroconsumidores ou fagotróficos (Heterotróficos: animais que ingerem outro organismo “vivo” ou matéria orgânica particulada - MOP)
• Microconsumidores ou saprótrofos (Principalmente bactérias e fungos – consomem organismos mortos - matéria orgânica dissolvida - MOD).


3. Estudo dos Ecossistemas


1- Abordagem Holística: Tantoas entradas quanto as saídas são medidas, as propriedades emergentes e coletivas do todo são avaliadas e então, conforme necessário faz-se o estudo de cada elemento.


2- Abordagem Merológica: As partes “mais importantes” são estudadas primeiro, para depois serem integradas num sistema todo (quebra-cabeças)

( Na prática, a abordagem de 1 ou 2 depende do tipo de estudo e dopróprio sistema. Às vezes a melhor forma de se entender um ecossistema é perturbá-lo de alguma forma a fim de obter respostas esclarecedoras de hipóteses sobre aquele meio (Ecologia do Estresse ou Ecologia da Perturbação).


4. Controle Biológico do Ambiente Geoquímico: A Hipótese de Gaia


( Controle Bioquímico: Os organismos individuais não só se adaptam ao meio, mas através de sua açãoconjunta, adaptam (modificam) o ambiente geoquímico às suas necessidades biológicas. As comunidades e seus Ambientes de Entrada e Ambientes de Saída desenvolvem-se em conjunto, como ecossistemas.


( HIPÓTESE DE GAIA: Sustenta que os organismos (principalmente os microorganismos) evoluíram junto com o ambiente físico, formando um sistema complexo de controle, o qual mantém favoráveis à vida...
tracking img