escultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Componente Curricular: Escultura II

Olá pessoal, tudo bem?
Conforme combinado, segue a atividade a ser elaborada como TEU (08/10).

Além de desenvolverem os esboços para a criação da "gorda/grávida" (após definir qual irá realizar, fazer o desenho apresentando o outro ângulo, pois a proposta é para criação em três dimensões); vocês deverão se reunir em duplas, ou individual, e pesquisar umArtista Internacional, nacional ou local, que seja escultor (não podem repetir artistas entre os colegas - favor se comunicarem).
Nessa pesquisa, deverão apresentar 10 a 15 slides com apenas capa, imagens e referencial bibliográfico. O trabalho todo se dará pela fala do grupo, conforme já fizemos em outros semestres.

Esse trabalho será apresentado no último dia de aula (G2 parcial),juntamente com uma obra-escultura (daí será individual), com materiais a definir.
Aproveitem para fazerem a pesquisa, pois será cobrado:


REFERÊNCIAS

http://jcbatistaescultor.blogspot.com.br/p/esculturas_01.html

http://www.uniplac.net/noticias/index.php?id_noticia=1224
http://www.portallageano.com.br/pontos-turisticos/22/monumento-boi-de-botashttp://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=231&Caderno=0&Noticia=423727
José Cristóvão Batista
José Cristóvão Batista escultor da Serra Catarinense, desde a infância vem criando suas técnicas. A principio na produção de seus brinquedos. Tem atualmente mais de duas mil obras no Brasil e exterior. O Sul do Brasil já conta com mais de quarenta obras em praças públicas e igrejas. As esculturas e monumentos espalhados em váriascidades da região Sul do Brasil são hoje muito conhecidas por parte da população e dos turistas que passam por estes lugares turísticos como da região da Serra Catarinense e Gaúcha. É onde se encontram a grande maioria das obras do escultor. Da argila ao concreto armado, suas obras tem hoje contribuído para o desenvolvimento turístico do sul do Brasil. As obras resgatam e relatam feitos históricosimportante.
Obras do Artista:

O TROPEIRO: Homenagem aos tropeiros que cruzavam a Serra Catarinense em direção ao Rio Grande do Sul e atravessavam parte do país montados em cavalos, à procura de gado para levar a São Paulo e Minas Gerais. A região era ponto estratégico das tropas, que aqui descansavam e tinham uma visão privilegiada da região. Por isso, um deles, Antônio Correia Pinto de Macedo,fundou Lages. A obra foi esculpida em concreto, mede nove metros de comprimento e está localizado na Avenida Luiz de Camões, em frente ao Parque de Exposições Conta Dinheiro.


AS LAVADEIRAS: Quatro meses de pesquisas e trabalho e um investimento de aproximadamente R$ 100 mil até a entrega da obra, A obra de concreto armado é uma homenagem às lavadeiras, que costumavam usar o tanque do ParqueJonas Ramos para lavar roupas. A obra retrata as lavadeiras durante a realização da tarefa e a proteção que recebiam de "jagunços" dos fazendeiros para quem trabalhavam.

O TRANÇADOR: Foi construído para homenagear os primeiros artesãos serranos que ao longo dos anos, apesar de possuir ferramentas precárias, compensavam com sua habilidade. Os objetos confeccionados eram laços, guaiacas, cabrestos,botas, barbicachos, cangalhas, montarias e toda indumentária de arreios e instrumentos para a lida campeira e com os animais. Foi esculpido em concreto mede 2m de altura, e está localizado na Rua Benjamin Constant, em frente à Fundação Cultural.


OS IMIGRANTES: Homenageia as várias culturas, costumes e a miscigenação de raças que fizeram parte da colonização e povoação de Lages. São imigrantesde origem portuguesa, italianos e alemães, que também foram responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da cidade influenciando em diversos setores. A obra foi esculpida em concreto e metais, mede 12m de comprimento e estão localizados no entroncamento das avenidas Dom Pedro II e 1° de Maio.


CARRO DE MOLAS: Faz um importante resgate da história de um meio de transporte coletivo do...
tracking img