Escolhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Acredito que escolhemos uma empresa para trabalhar ou permanecer nela por escolhas, conscientes ou não.
Certamente o ambiente em que estamos inseridos é um mecanismo para realizarmos os nossos desejos.
Toda e qualquer relação de trabalho gera satisfação e/ou insatisfação seja em relação às atividades exercidas, às pessoas envolvidas nos processos ou àsrelações de trabalho. Este impacto é facilmente mensurado através de Pesquisas de Satisfação ou Pesquisas de Clima que são aplicadas. O que poucos ou ninguém entende é que esta Satisfação ou não com as relações de trabalho são de inteira responsabilidade de cada um e nada ou quase nada se pode fazer a respeito, uma vez que as pessoas não assumem a responsabilidade por suas escolhas no dia a dia,atribuindo ao outro a sua insatisfação.
Uma das maiores cobranças na área de gestão de pessoas tem sido a busca pela Satisfação das Pessoas em relação ao trabalho, porém, quanto mais se oferece, maior e mais freqüente é a busca por algo mais. O que poucos entendem é que: “o excesso de escolhas nos leva a ter mais problemas para fazer escolhas do que pensamos”. Mentiras criam uma série dedificuldades para a própria pessoa e para as pessoas a sua volta, pois as coisas não se encaixam e é preciso gastar uma energia extra para harmonizá-las. Infelizmente, diplomas não protegem as pessoas de profissionais incompetentes. A auto-responsabilidade é a chave para muitas das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em várias áreas da vida. É preciso ensinar as pessoas a serem responsáveis por sipróprias.
Temos então alguns dos grandes desafios da atual gestão de pessoas: identificar o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP), capaz de transformar uma Insatisfação em Satisfação, através do entendimento da Escolha que o próprio Indivíduo Trabalhador fez para si.
A partir do conceito de Escolha: “processo mental de pensamento envolvendo o julgamento dos méritos de múltiplasopiniões e a seleção de uma delas para ação” e considerando-se que a maioria das pessoas considera ter alternativas uma boa coisa, embora uma escolha severamente limitada ou artificialmente restrita possa levar ao desconforto com a opção selecionada e possivelmente a um resultado insatisfatório, no extremo oposto, alternativas ilimitadas podem levar à confusão, remorsos pelas opções nãoescolhidas e indiferença, numa existência amorfa.
Ao observar as pessoas, nota-se que, independente do período sócio-histórico em que estão inseridos, encontram-se envolvidos em uma relação de trabalho. Essa relação inicia a partir de uma escolha: a escolha de uma profissão, a escolha de um local para se trabalhar, ____ O trabalho é considerado um símbolo em nossa cultura. São muitas as opções,são várias as relações de trabalho e cabe única e somente ao indivíduo efetuar a Sua escolha.
“A multiplicidade de opções parece conduzir, inevitavelmente, ao aumento de expectativas. (…) Isso favorece a tendência à maximização [das opções a se escolher]. (…) A lição a ser tirada é que expectativas exageradas podem ser contraproducentes. Provavelmente não existe uma maneira melhor deinfluenciar nossa vida do que controlando as expectativas.” (Schwartz 2008, P. 217)
É de responsabilidade da área de Gestão de Pessoas mensurar a Satisfação das pessoas, identificando gaps e traçando um Plano de Ação compatível com necessidade identificada.
Para isso, faz-se necessário entender o resultado encontrado. Diante do exposto, a pesquisa será conduzida de forma a analisar aProposta de “Inquérito de Satisfação” utilizado pela empresa SODECIA Minas Gerais, relacionando cada pergunta ao fator “escolha” e interpretar o resultado de forma a possibilitar uma proposta de condução das insatisfações e posterior aplicação da mesma dando uma nova visão das situações interpeladas.


ÚLTIMO PARÁGRAFO
Este parágrafo irá tratar, resumidamente, do estudo e dos...
tracking img