Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA GESTÃO DE PESSOAS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE: PROPOSTA DE ESTRATÉGIA FOCADA NA MOTIVAÇÃO DO SERVIDOR

Janilton da Silva Santos

Julio Cesar Marqui Matins

Luiz Carlos Costa Marcos

Antônio França de Lima

Michele Pereira Silva


INTRODUÇÃO

Não é de hoje que as organizações de uma forma geral vêm mudando sua mentalidade quando o assunto é a gestão de seus recursos humanos.Hoje já se considera fundamental sua adequação às pessoas como pré-requisito de sucesso, ou seja, já se reconhece a necessidade de haver harmonia entre metas organizacionais e desempenho humano, com uma visão muito menos impositiva.
Junto com essa nova filosofia de administrar surgiu um novo e estratégico departamento: a área de recursos humanos, que tem como meta gerir o maior bem de qualquerempresa, que é o seu fator humano. Como sujeito da mudança, o fator humano é aquele que traduz os princípios em prática, dinamiza os processos de inovação, aciona os mecanismos, cria e interage, ou seja, é o eixo de transformação do Estado e do setor público (Chippari, Galvão e Reis, 2012).
Essa transformação veio a reboque do próprio desenvolvimento da sociedade, que elevou seu nível de exigênciaem relação à satisfação dos usuários de serviço público, devido também ao aumento de usuários e por conhecimento de seus direitos, pois, a sociedade se mostra cada vez mais conhecedora de informações. Os aspectos críticos do bom desempenho de qualquer órgão ou entidade da administração pública estão na qualidade e a adequação dos serviços às necessidades dos usuários Isso implica no uso de novastecnologias, especialmente o da tecnologia da informação, e da modernização da estrutura organizacional, normativa, e de pessoal.
Para Chiavenato (1999) "Gestão de Pessoas é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações". Chiavenato é um defensor da valorização das potencialidades humanas dentro das organizações.
Omodelo clássico de gestão, baseado nas ideias taylorista-fayolista, do final dos anos 30 do século passado e que ainda influencia a configuração das organizações públicas brasileiras, de engessamento estrutural e verticalização das cadeias, com práticas patrimonialistas, vem sofrendo contínua migração para acompanhar a modernidade, modificando-se para a gestão estratégica das organizações, incluindoa gestão de pessoas da administração de pessoal para a gestão de pessoas, e dessa para a gestão estratégica de pessoas.
Para a criação desse novo paradigma, uma mudança na cultura da empresa deve acontecer "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membrosdevem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (Chiavenato, 1999). Para ele, a cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização. Para Medeiros (2011), cada organização tem sua própria cultura e a mantém de acordo com os seus objetivos, sendo a partir desta que é definida sua missão.
Assim, o objetivo deste trabalho é montar uma linha de raciocínio que, a partir doreconhecimento da supremacia do fator humano em relação aos demais dentro do contexto organizacional, por meio da análise de uma situação concreta verificada no Ministério da Saúde e suas supostas carências e gargalos, possamos propor uma nova forma de desenvolvimento de pessoas nesse órgão público, com argumentação formada tanto a partir da análise documental conexa ao órgão, mas principalmentepela investigação da situação dos próprios servidores do órgão e suas sensações, fruto da pesquisa de campo efetuada no local, com o foco na motivação dos servidores da instituição pesquisada.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Herzberg (1959, p. 113-119) a motivação humana organizacional parte de dois pressupostos básicos: (a) Fatores Higiênicos, assim compreendidos como os fatores...
tracking img