Locke - segundo tratado sobre o governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo II

Estado de Natureza

Para melhor entender o poder político para Locke, devemos considerar o estado que os homens se encontram naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar ações, regular posses e as pessoas como acharem conveniente dentro dos limites da lei da natureza. O mesmo também possui igualdade, pois todos são criaturas da mesma ordem e espécie, comas mesmas vantagens da natureza.

Para Hooker, pela nossa igualdade temos obrigação de ter amor mútuo, um pelo outro.

Esse seria um estado de liberdade e não um de libertinagem, apesar da grande liberdade de dispor de si e posses, deve conserar sua vida e de outros que estejam em sua posse. O estado de natureza possui uma lei de natureza para governar, sendo a razão essa lei, que ensina quetodos são iguais e nenhum deles deve prejudicar outrem,a menos que seja para prejudicar um ofensor. Para evitar que os direitos de um homem seja violado por outro, põe-se a lei da natureza nas mãos de todos os indivíduos, pois todos tem poderes iguais, sem superioridade ou jurisdição, sendo que qualquer um tem o direito de castigar transgressores para lhe impedir violação, transgredindo a lei danatureza o ofensor se declara viver em outra regra que não a da razão, se tornando perigoso a humanidade.

"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem verá seu sangue derramado."

Todos no estado de natureza tem poder executivo da lei da natureza, então são juízes de seus próprios casos, sendo assim o amor próprio pode tornar os homens parciais consigo mesmo e com seus amigos e as paixõespodem leva-los longe demais na punição de outrém. Para esse estabeleceu o governo com o fito de restringir a parcialidade e a violência dos homens.

No estado de natureza não existirá um poder obsoluto que pode fazer o que quiser com seus súditos.

Todos os governantes e príncipes estãao em estado de natureza.

O homem procura uma sociedade política para preservar sua vida.

Capítulo IIIDo estado de guerra

O estado de guerra é um estado de inimizade e destruição.

Aquele que coloca outrém sob poder absoluto, põe-se em estado de guerra com ele, sendo que assim tem intenção contra a vida do próximo, podendo fazer o que quiser sem consentimento, só se quer ter alguém sob poder absoluto para compeli-lo pela força e torna-lo escravo, isso é contra o direito de liberdade.

Oestado de paz e o de guerra, estão distantes como um estado de paz, boa vontade, assistência mútua e preservação está de um estado de inimizade, malícia, violência e destruição mútua.

O estado de natureza se dá quandoos homens vivem juntos conforme a razão sem um superior para julgar entre eles.

A falta de juiz comum como autoridade coloca todos em um estado de natureza, a força sem direitosobre a pessoa de um homem provoca um estado de guerra não só qd não há juíz.

20- Ainda que sem leis e juízes para recorrer pelo dano sofrido, o estado de guerra começado continua com o direito do inocente de destruir o agressor sempre que puder, até que este ofereça a paz e deseje a reconciliação de forma que repare qualquer dano por ele causado, assegurando o inocente para o futuro.

21- ?Capítulo IV

Da escravidão

A liberdade natural do homem consiste em estar livre de qualquer superior na terra, e não sob vontade ou autoridade legislativa, tendo somente a lei da natureza como regra. A liberdade do homem não deve ficar sob qualquer outro poder legislativo senão o que se estabelece por consentimento na comunidade, apenas sob o que esse poder legislativo promulgar de acordo como crédito que lhe concedem. A liberdade dos homens sob governo imporia em ter regra permanente pela qual viva comum a todos os membros dessa sociedade e feita pelo poder legislativo nela erigido: liberdade de seguir minha vontade em tudo quanto a regra não prescreve, não ficando sujeita a vontade de qualquer homem, como a liberdade de natureza consiste em não estar sob qualquer restrição que...
tracking img