Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A emenda pior que o soneto
Emissão indireta de CO2 na produção de biocombustíveis
pode levar séculos para ser compensada

Um tiro pela culatra : assim pode serconsiderada a derrubada da Amazônia para o cultivo de soja voltado para a produção de biodiesel. A quantidade de gás carbônico emitida pela conversão da floresta tropical em terras agricultáveis podelevar até 320 anos para ser compensada pelos benefícios ambientais do uso desse biocombustível.
A derrubar trechos de vegetação nativa para produzir etanol e biodiesel, mais vale continuar usandocombustíveis fósseis.
Desde o dia 1º de janeiro , a mistura de 2% de biodiesel convencional é obrigatória em todo o país – a proporção deve aumentar nos próximos anos. Embora parte do biodieselusado para essa mistura seja produzida a partir de mamona e outras espécies cultivadas em esquema de agricultura familiar , a principal matéria-prima desse biocombustível é a soja cultivada em regimede monocultura em grandes propriedades.
Os benefícios ambientais do uso de boicombustíveis costumam ser calculados a partir do CO2 absorvidos pela lavoura usada como matéria-prima –essecarbono sequestrado da atmosfera compensaria aquele emitido pela queima do combustível . No entanto , esse cálculo não leva em conta a vegetação nativa que ocupava aquela área antes que ela fosse convertidaem terras agricultáveis . Esses ecossistemas armazenavam toneladas de carbono , lançados na atmosfera com a sua derrubada .O Cerrado Brasileiro
O cerrado (ou campo) brasileiro é um ecossistema com vegetação e fauna adaptadas a solos muito pobres, sujeitos a um clima topical d verão chuvoso einverno ameno e seco. Ocupa extensa área do Brasil Central. Por muito tempo cientistas estudavam e não alcançavam resultados.
O pesquisador Colin McClung, devidamente apoiado pelo Diretor Do IRI...
tracking img