Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
09/02/2013

Uma

das

mais vivos

evidentes é que

características eles são

dos

organismos

altamente

organizados. Eles possuem intricadas estruturas e contém muitas espécies de moléculas complexas. Cada parte de um organismo vivo parece ter um propósito ou função específica. Professor: Rafael Moura Miranda
- Fisioterapeuta pela UEPB - Especialista em Fisioterapia Manual - FMN; -Especialistaem Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde - UFPB; - Mestrando em Saúde Materno Infantil- IMIP;

Organismos

vivos

possuem

habilidade

de

extrair,

Ciência que busca entender o estado de vida. Objetiva determinar como um coleção de moléculas inanimadas, que constituem os organismos vivos, interage para manter e perpetuar o estado vital. Bioquímica fornece importantes esclarecimentos para asciências da saúde.

transformar e usar a energia do seu ambiente, seja na forma de nutrientes, orgânicos ou da energia luminosa do sol. Tal energia capacita os seres vivos a construir e manter as suas próprias estruturas, ricas de energia, para realizar o trabalho mecânico da locomoção e para transportar materiais através de membranas. Característica dos organismos vivos autoreplicação.

CélulasUnidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Corpo humano 10¹⁴ células Muitos tipos diversos, variam enormemente em tamanho, forma e funções especializadas.

As células são o cenário natural da maioria das reações bioquímicas que se realizam dentro das restrições impostas pelo tamanho das mesmas e seus

compartimentos internos, bem como das condições físico-químicas compatíveis com a vidacelular. Reações em meio aquoso e Temperatura relativamente baixas e constantes. Não toleram extremos de temperatura, pressão e acidez.

1

09/02/2013

As células usam energia química para realizar o trabalho químico de reparo e crescimento celular, o trabalho osmótico necessário para transportar os nutrientes nas células e o trabalho mecânico da contração e movimento.

Apesar dos diversos tipos,várias espécies de células são semelhantes nas suas características estruturais básicas. Toda célula possui uma membrana envoltória muito fina que a torna autocontida e de certa forma auto suficiente.

A membrana celular ou membrana plasmática ou citoplasmática, é seletivamente permeável. Permite que os sais e nutrientes entrem na célula e que os produtos de excreção saiam.

Em todas as células aarquitetura molecular da membrana plasmática é basicamente a mesma, consistindo de duas camadas de lipídios onde uma variedade de proteínas especializadas são alojadas. Algumas das proteínas de membrana são enzimas, enquanto outras podem se ligar a nutrientes do ambiente e transportá-lo para dentro da célula.

Dentro de cada célula há o citoplasma, onde ocorre a maioria das reações catalizadas porenzimas do metabolismo celular. Ribossomos pequenos grânulos que atuam na

Duas grandes classes de células Procarionte mais simples, menores, de origem

mais antiga. Consistem de diferentes famílias de microrganismos unicelulares geralmente chamados de bactérias. Eucariontes surgiram bilhões de anos depois, são

síntese de proteínas. Todas as células eucariontes possuem um núcleo ou corpo nuclear,onde o material genético é replicado e armazenado na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA).

muito maiores, complexas e apresentam um leque maior de diversidade e diferenciação.

2

09/02/2013

Derivam do grego karyon, “caroço ou semente” ou seja núcleo. Procariótico “antes do núcleo”, material genético no corpo celular, irregular Eucarionte “com um núcleo bem formado”, núcleo complexo,envolvido por duas membranas.

Há semelhanças na composição das diferentes espécies de animais e plantas. Já a composição química da matéria viva é diferente da inanimada, presente da crosta terrestre (proteínas são derivadas de 20 aminoácidos); Biomoléculas são os elementos químicos que fazem parte da composição da matéria viva.

Apenas 27 dos 92 elementos químicos naturais são essenciais para as...
tracking img