Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender., Trad. Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed, 2005.

Princípio 5 – A especificidade da transmissão escolar é queela se faz de maneira obrigatória, progressiva e exaustiva.
Muitas coisas são transmitidas de geração em geração naturalmente, de maneira mais ou menos formalizada: hábitos, habilidades, saberesatravés da impregnação, inculcação, imitação... As crianças poderiam então, dispensar a escola e apreender por cooperação. E para quem quer ir além temos bibliotecas, museus, mídias internet.
Por queentão a escola quer ocupar um lugar privilegiado então no processo de transmissão?
Pois é preciso fazer a pergunta certa na busca individual por conhecimento. É preciso querer fazer perguntas.

Mesmoque toda pessoas tenham uma “adubagem educativa inicial idêntica” (p.37) desenvolvendo assim o desejo de querer saber, isso não garantiria que elas chegassem ao desejo de aprender. Querer saber equerer aprender não são o mesmo desejo.
Querer saber: Na maioria das vezes queremos saber, às vezes em relação a isso a aprendizagem acaba sendo um obstáculo (exemplos). Hoje não é preciso aprender parasaber, o progresso nos possibilita o “saber sem aprender” (exemplos).
“...o adulto sabe muito bem que não poderá evitar completamente certas aprendizagens..., mas tem a esperança de reduzi-las aomínimo. Porque está convencido legitimamente de que elas o farão gastar energia, perder tempo, desperdiçar material.” (p.37)
Recorremos, muitas vezes, a quem entende do assunto no qual estamos precisando(ex: consertar um rádio, aluno que copia exercícios do colega...). “É mais econômico apelar a alguém já competente do que a própria pessoa adquirir a competência.” Porém o adulto já está em atividadeem outro ramo, não precisando assim, aprender eletrônica. Mas o aluno de sétima série SUPOSTAMENTE precisa aprender o teorema de Pitágoras.
Aqui se constitui a primeira característica da escola:...
tracking img