Escola T Cnica Vasco Ant Nio Venchiarutti

756 palavras 4 páginas
Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti

Técnicas e praticas construtivas da superestrutura, vedação e cobertura

Alvenaria Convencional e Alvenaria Estrutural

Ana Paula Farias Santana nº 03
Edificações 1º L

Alvenaria Convencional

A alvenaria convencional dá-se em função da construção no sistema tipo esqueleto (vigas, pilares pré-moldados ou moldados por formas de madeiras) que suportam as cargas estruturais da obra, e posteriormente é feito a vedação que não tem função estrutural.
Neste caso, o peso da construção é distribuído nos pilares, vigas, lajes e fundações e, por isso, as paredes são conhecidas como “não-portantes”.
A união da estrutura e a vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e são mais flexíveis, o que permite que seja feito cortes nas vedações caso seja preciso. Porem gera muito entulho e maiores desperdícios de materiais devido à quebra de blocos do sistema. As paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação, sendo esta sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede portante, exige planejamento e profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.
Sendo assim a alvenaria estrutural tem dupla função:
A de vedação, típica função de separar ou segregar os ambientes de acordo com a arquitetura;
E a de estruturação, a própria alvenaria da edificação é a estrutura suporte do edifício. Neste tipo de construção as peças são encaixadas de forma alternada e os sistemas elétricos e hidro sanitários são instalados simultaneamente a elevação das paredes.
Quando devidamente planejada, a alvenaria estrutural deve ser capaz de suportar todas as cargas, a de seu próprio peso, lajes, coberturas além de

Relacionados