Escola patrimonialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








Universidade Gama Filho



Disciplina: CON 177 – Teoria da Contabilidade



Tema do Trabalho: Contabilidade Patrimonialista



Integrantes do Grupo:

❖Alexandre Santos

❖ Damião Lima

❖ Eduardo Ferreira

❖ Felipe Nunes

❖ Herbert Heider

❖ Letícia Helmer




Contabilidade Patrimonialista

Entre os séculosXIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução dacontabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo.
Tornando a contabilidade considerada como pertencente ao ramo da ciência social. A intensidade das atividadesmercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.
Com o surgimento do Método de Partidas Dobradas no século XIII ou XIV, desenvolvidapelo Frei Luca Pacioli, a escola italiana ganhou um grande impulso, espalhando-se por toda a Europa.
Várias correntes de pensamento contábil se desenvolveram dentro da escola italiana, sendo umadelas: o patrimonialismo.

O líder e criador da doutrina foi Vincenzo Masi, na Itália em 1923 seguido por Lopes Amorim e Francisco D’auria.
Os teóricos desta escola definem o patrimônio comoo objeto da contabilidade, pois o mesmo é uma grandeza real que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, cuja contribuição deve ser conhecida para que se possam analisaradequadamente os motivos das variações ocorridas no decorrer de determinado período.
Masi tomou como fundamento, a visão de que a escrita, os registros, as demonstrações, são apenas instrumentos para que sepossa ter memória de fatos acontecidos com a riqueza da célula social, necessitando, todavia, de explicação e interpretação.
Para os patrimonialistas a contabilidade não é apenas uma disciplina...
tracking img