Escola normativista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A escola normativista teve seu desenvolvimento baseado, nas ideias desenvolvidas pelo engenheiro de minas Henri Fayol, também conhecida como escola clássica, europeia, anatomista, fisiologista dentre outros nomes. A escola tem esse nome por ser a escola das normas, dos princípios, de um sistema de regras administrativas.
Fayol buscava a eficiência nas organizações por meio dautilização do método científico na administração de empresas. Seu estudo se caracterizou pela ênfase na estrutura, procurando aumentar a eficiência com um melhor arranjo dos diferentes setores da empresa e das relações existentes entre eles, enfatizando principalmente o estudo da anatomia (estrutura) e da fisiologia (funcionamento) da organização. Fayol vê a empresa de cima para baixo, partindo do todo(empresa) para as suas partes (diferentes áreas ou departamentos).
A teoria clássica da administração idealizada po0r Henri Fayol, caracterizou-se também pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico, e pela busca da máxima eficiência. Sofreu criticas como a manipulação dos trabalhadores, através dos incentivos matérias e salários e a excessiva unidade de comando eresponsabilidade.
Para Fayol a administração é uma função distinta das demais funções como finanças, produção e distribuição e o trabalho do gerente esta distinto das operações técnicas das empresas. Ele identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz, esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, devem serseguidos de forma flexível. As ideias de Fayol tiveram larga repercussão em todo o mundo e foram aplicadas não só na Administração particular, como também na Administração publica.
Henri Fayol (1841 - 1925) nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris. Aos 19 anos formou-se em engenharia de minas indo trabalhar em uma indústria de mineração de carvão e aço - Compagni Comenantry FourChambault et Decazeville - onde desenvolveu toda sua carreira. Começou como engenheiro e terminou como diretor da mesma empresa (1888 a 1918), tirando a mesma da beira da falência. Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais.Função Técnica: È a função relacionada com a produção de bens ou serviços da empresa.
Fayol, não considerava a capacidade técnica como a função primordial de uma empresa.
Função Comercial: Numa empresa a função comercial é estritamente importante, pois, se uma empresa não vende e não compra, ela não gera lucro. Sabercomercializar é importante pra manter uma empresa forte e rentável.

Função Financeira: Esta função é de suma importância para o funcionamento e também administração de da empresa, tendo em vista que ele administra o capital desta. A função financeira é responsável por todos os pagamentos e aquisições que a empresa venha á fazer.
Função de Segurança: Tem com objetivo principal proteger funcionários ebens imobiliários contra qualquer espécie de degradação, violência e destruição. Senda assim preservando o bem estar da empresa e de seus funcionários.
Função de contabilidade
O estudo da Contabilidade é bastante antigo, pois, desde tempos remotos, o homem já se preocupava em controlar sua riqueza, afinal, à medida que o ele desenvolvia um patrimônio, era necessário que procurasse desenvolverprocedimentos para determinar as suas posses e avaliá-las.
há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também o desenvolvimento da escrita contábil”. No início, os registros eram realizados através de pequenas peças de argila.
O eminente mestre também informa que,...
tracking img