Escola ideal x escola real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola real e a escola ideal quanto a sua função social crítica e reflexiva.
Existem, na atualidade, várias formas e métodos de se adquirir conhecimentos necessários à vida em sociedade, escola, família, amigos, igreja, trabalho, entre outros. Mas, deve-se nesse trabalho dar atenção a um item em especial: a escola.

Esse meio de busca de conhecimento é imposto aos seres mesmo antes de estessaberem para que isso vá lhes servir e, mesmo sem ter o poder de decisão, mas mesmo assim sua necessidade é inquestionável e, por isso, até hoje assim o é.
Antigamente, cria-se que a escola devia aplicar a todos os seus conhecimentos pelos os quais a sociedade já havia mostrado ser necessário e que teria aplicação na vida de cada um, mas com o passar do tempo, tudo isso mudou e pior, continuaem constante mudança o que trouxe à tona a necessidade de se reformular antigos paradigmas não mais eficazes da sociedade contemporânea. Precisa-se urgentemente mudar a concepção de escola como formadora de cidadãos!

Essa é realmente uma necessidade contemporânea? Será que na prática a escola ainda não se adaptou a nova realidade? Esses e outros questionamentos esse texto tenta resolver e nãoseria diferente levando em consideração o seu tema.

Com as constantes alterações no cenário mundial, mercado de trabalho, educação, artes visuais, musicais, é inadmissível que as instituições de ensino fiquem reféns de antigos conceitos que hoje não funcionam mais. O professor como mediador nesse processo precisar ensinar não conhecimentos prontos, mas mostrar como construir esses conhecimentosa partir da realidade de cada discente, assim, estes ao final de suas respectivas formações, estarão aptos às mais diversas situações que por ventura advierem.
Os cidadãos, como citei acima, precisam ser protagonistas da própria história, precisam ser capazes da faculdade de adaptação para que os saberes adquiridos ao longo da vida não se tornem "acúmulos de lixo". Nas sociedades atuais deve-seestar em constante aprendizagem e, para isso, não é preciso passar a vida inteira na escola e sim estar preparado para aprender sozinho, capacitar-se sozinho para chegar ao nível das mudanças que surgem a todo instante.

Nos moldes da atual educação é possível observar que a escola real em muito não cumpre sua função que seria em suma a formação de indivíduos capazes e aptos às mais diversasrealidades sociais atuais. Tendo em vista que a formação e capacitação dos profissionais da área são hoje, salvo raríssimas exceções, voltadas à nova metodologia e adaptadas a nova realidade, é possível até determinar que a maioria dos problemas relacionados à formação dos alunos deve estar na forma como estão sendo aplicados os conhecimentos.

Em resumo, isso quer dizer que se tem boa formaçãodos profissionais da educação está de certa forma adequada, mas por um lado é preciso implantar nesses profissionais a prática crítica e reflexiva que serão delineadas mais adiante e, por outro lado, a escola física em regra não apresenta as condições necessárias à docência ideal, essa seria a docência destinada à formação de indivíduos autônomos e independentes de conhecimentos pré-adquiridos.
 Seria uma maravilha se tudo fosse como se acredita ser melhor, mas infelizmente a regra ainda é que a formação do cidadão em sentido amplo ainda é falha. A escola ideal seria aquela que sempre estaria disciplinada às mudanças sempre que fosse necessário. Para que isso ocorra, deve-se empregar a autocrítica e autorreflexão para que seja possível determinar quando será necessário aplicar novasmetodologias, como diz o ditado popular "cada macaco no seu galho" e "cada caso é um caso", assim a escola precisa ser.

A escola precisa estar adequada à sua realidade, precisa saber o que o seu aluno necessita para aprender a ser independente, o que aqui é suficiente em outra realidade geográfica, econômica, ambiental ou social pode não ser.
Considerando que a função social da escola é a...
tracking img