Escola fisiocrata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Fisiocrata e o Laissez-Faire-Quesnay

Governo da Natureza


RESUMO

A escola fisiocrata surge para contestar o pensamento mercantilista. Com seu nome significando governo da natureza, ela se desenvolve com a ideia de terra como fonte de toda a riqueza e diz que as atividades econômicas não deveriam ser reguladas por forças não naturais. Sendo assim, deveria haver uma liberdadeeconômica, liberdade esta, conseguida com a não intervenção do Estado.

Palavras-chave: Terra, Riqueza, Liberdade econômica.

ABSTRACT

The Physiocratic school arises to challenge the mercantilist thought. With its name meaning rule of nature, it develops the idea of ​​the soil as the source of all wealth and says that economic activities should not be regulated by unnatural forces. Therefore,there should be an economic freedom, and this freedom, achieved with no intervention of the Country.

Keywords: Soil, Wealth, Economic freedom.

1. INTRODUÇÃO

Grécia, berço de praticamente todas as modernas áreas de conhecimento, e como não podia ser diferente, do Pensamento Econômico também. Oikosnomos, denominação de Aristóteles, seria a mais tarde chamada economia. Platão também teve suacontribuição, produziu esboços econômicos, mas para ele a Economia fazia parte da Filosofia.
Mesmo tendo começado no pensamento filosófico grego, a Economia só emerge em 1776 com a obra de Adam Smith, A riqueza das nações. Smith foi quem individualizou a ciência econômica, fazendo com que esta não mais fosse considerada parte da Filosofia. Ainda no século XVI, nasceu o mercantilismo que pregava ointervencionismo estatal na economia e visava somente o acúmulo de lucros.
Somente após o mercantilismo, por volta do século XVIII, surge na França a fisiocracia, considerada a primeira escola da economia científica. Acreditava que a riqueza viria dos bens produzidos a partir da terra. As demais formas de produção estariam simplesmente transformando os produtos agrícolas e ainda teriam menormargem de lucro.
Na mesma época em que atuava o pensamento fisiocrata, estava se difundindo um grande movimento, o Iluminismo. As ideias de Quesnay, o principal pesador da teoria fisiocrata, foram relacionadas com ideias iluministas por lutarem pelo mesmo ideal liberal. Porém, para alguns, a escola fisiocrata era momentânea, como exemplo, palavras de Joseph A. Schumpeter:
“A fisiocracia não existiaem 1750. Entre 1760 e 1770, Paris inteira, além de Versalhes, falava dela. Em 1780, quase todo mundo (exceto os economistas profissionais), já havia se esquecido dela.”
Assim foi a escola fisiocrata, durou pouco menos de 30 anos, porém, seus pensamentos perduram até os dias de hoje. Quesnay, não se pode falar em fisiocracia sem citar seu nome, escreveu vários livros que são inspiração paraeconomistas atuais, como por exemplo, Tableau Économique que será melhor abordado ao longo do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

Primeira escola de economia científica, a fisiocracia surgiu no século XVIII com o objetivo de investigar o sistema econômico em seu conjunto e se opor as políticas mercantilistas. A palavra fisiocracia vem de raízes gregas “fisios” (natureza) e “kratia” (governo), que dãoorigem à expressão “governo da natureza”, ou seja, uma economia que funciona por uma ordem natural inerente e pré-existente, onde as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais. Os fisiocratas defendiam principalmente uma ideia contraria ao mercantilismo, a de liberdade econômica, afinal "uma ordem imposta pela natureza e regida pelas leis naturais" governaria o mercadoe tudo se acomodaria como tivesse que ser.
A expressão que melhor representa esse liberalismo seria a “Laissez-faire, laissez-passer”, que significa “deixar fazer, deixar passar”. Ela resume bem o conceito dos fisiocratas, que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades econômicas. A expressão tornou-se o bordão do liberalismo na versão mais pura de capitalismo e...
tracking img