Escola delfim moreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Grupo Escolar Delfim Moreira, justificou-se neste trabalho porque iniciou suas atividades em 1908 – tendo sido,assim, uma das primeiras escolas públicas agrupadas da região, cujo propósito era atender à gratuidade, à publicidade e à laicidade do ensino – e se encontra em funcionamento até os dias atuais.
O Grupo Escolar Delfim Moreira procurou dar visibilidade ao projeto republicano deeducação moderna no que diz respeito à organização do currículo, do tempo e do espaço escolares, na importância dada à disciplina como importante formação para os valores humanos.O espaço de transição do velho modelo para o novo ficou evidente nas práticas cotidianas que permitiram desvelar como se deu esse espaço. A definição do espaço destinado às diversas atividades era outorgada pelasinstruções metodológicas no que diz respeito ao tempo destinados às aulas e à organização do espaço, tanto na sala de aula quanto no pátio da escolar, visando à diferenciação da escola em relação à rua e à casa do aluno.
Contudo, os alunos também estabeleciam os espaços diferenciados entre si, o que consolida-se na submissão dos modelos a ajustes, combinações ou resistências.

INTRODUÇÃO

No territóriobrasileiro os grupos escolares foram criados inicialmente no Estado de São Paulo em 1893, enquanto uma proposta de reunião de escolas isoladas agrupadas segundo a proximidade entre elas. Os grupos escolares foram responsáveis por um novo modelo de organização escolar no início da República, a qual reunia as principais características da escola graduada, um modelo utilizado no final do século XIX emdiversos países da Europa e nos Estados Unidos para possibilitar a implantação da educação popular.
Os grupos escolares constituíram um fenômeno tipicamente urbano, já que no meio rural ainda predominou as escolas isoladas por muito tempo. O Grupo Escolar foi uma escola eficiente para a seleção e a formação das elites. A questão do ensino para as massas populares só esteve presente na reformapaulista de 1920. Os grupos escolares também eram conhecidos como escolas graduadas, já que possuíam turmas seriadas.
O ensino primário era ministrado em quatro anos, com um programa enciclopédico com matérias que proporcionavam uma educação integral - a educação física, intelectual e moral. Previa a utilização do método intuitivo, o qual usava diversificados materiais didáticos, laboratórios emuseus. Exigia-se uma rígida disciplina dos alunos (assiduidade, asseio, ordem, obediência, etc.). O tempo escolar passou a ser controlado através do calendário. Havia também práticas “ritualizadas” e “simbólicas”, como os exames finais, as exposições escolares, as datas cívicas e as festas de encerramento do ano letivo. A escola graduada foi também responsável por gerar novos “dispositivos deracionalização administrativa e pedagógica”, necessários para o desenvolvimento da sociedade capitalista, principalmente nos processos de urbanização e industrialização. Foi ainda um projeto cultural a favor da nação, o qual educava mais do que instruía.
Nestre trabalho,a instituição em análise é o Grupo Escolar Delfim Moreira; fundada em 1911,na cidade de Araxá (MG). Nesta investigação a preocupaçãocentral é o processo de gênese e implantação da escola no contexto histórico desta cidade, através da interpretação das práticas e representações sociais no período de 1911 a 1930. Objetivou-se interpretar de que forma o projeto republicano de educação pública, universal e gratuita materializou práticas e representações sociais na implantação e consolidação da educação na cidade de Araxá, personificadana Instituição Escolar –
Grupo Escolar Delfim Moreira, balizada no período de 1911 a 1930.
DESENVOLVIMENTO

O Grupo Escolar Delfim Moreira, justificou-se porque iniciou suas atividades em 1908 – tendo sido,assim, uma das primeiras escolas públicas agrupadas da região, cujo propósito era atender à gratuidade, à publicidade e à laicidade do ensino – e se encontrar em funcionamento até os dias...
tracking img