Escola de frankfurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE FRANKFURT


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre a Escola de Frankfurt. Como será feito um trabalho mais adiante sobre alguns dos integrantes desta escola, esta pesquisa tem como objetivo esclarecer e contar-nos um pouco sobre sua história.
Para realizar este trabalho, o grupo fez pesquisas individuais, cada um fez sua anotação particulare por fim, após debater sobre o assunto, fundimos as informações e resultados em um só. Procuramos nos basear no que foi dado em aula sobre o assunto para podermos filtrar as informações obtidas nas fontes de pesquisa para um trabalho mais original.
O Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt foi fundado na década de 30, na Alemanha, pelo filósofo Max Horkheimer epelo economista Friedrich Pollock. Outros estudiosos também marcaram, como Walter Benjamin, Marcuse e Habermas. Como o país estara sobre comando de Hitler e a perseguição sobre judeus insaciável, Horkheimer é destituído do cargo de diretor, assim como todos os outros membros judeus do instituto. A escola então é transferida para os EUA, tendo como sede a Universidade de Columbia. A influência deHorkheimer e Pollock marcou gerações de intelectuais até o final dos anos 70. A principal batalha da escola de Frankfurt era contra a mídia e seus impactos na sociedade, eles justificavam que as pessoas eram manipuladas pelos meios de comunicação de massa e sua opinião construída de acordo com o que era passado na mídia, de forma passiva.
O texto a seguir foi planejado e escrito a partir de nossoentendimento sobre o assunto, as pesquisas foram feitas a partir dos slides passados em aula e outras na internet para enriquecer o embasamento teórico. Todos os integrantes tiveram participação na confecção do trabalho e todas opiniões foram discutidas e consideradas.
O trabalho foi distribuído em três capítulos, mais as referências. No primeiro capítulo será contada a história da escola, talcomo suas idéias principais, e seu contexto. Pontos comuns da teoria crítica e aprofundamento do assunto. No segundo capítulo, será feito um resumo sobre a biografia dos principais membros da escola.
No terceiro capítulo, o foco é a Indústria Cultural e seus efeitos.

A ESCOLA DE FRANKFURT
História e a Teoria Crítica

Hoje em dia a influência dos meios de comunicação de massa sobre asociedade é extremamente considerável. Crianças, adultos e idosos, todas as faixas etárias são “escravas” dos veículos de comunicação como a TV, rádios e etc. As pessoas são praticamente mobilizadas a estar sempre acompanhando noticiários e estar por dentro de tudo o que acontece na atualidade, o que aconteceu no caso da adolescente que foi feita refém pelo namorado durante dias, por exemplo,milhares de pessoas acompanharam a tensão do acontecimento até o triste desfecho. Elas acompanharam, é isso o que a mídia quer, audiência custe o que custar.
Os primeiros filósofos que descobriram e estudaram o impacto da mídia, sua persuasão e efeitos na formação critica da sociedade, foram os pensadores da Escola de Frankfurt. Essa escola foi fundada na década de 30 na Universidade de Frankfurt,na Alemanha e tinha como principais representantes Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Lá, Walter Benjamin, Jurgen Habermas, Hebert Marcuse e Erich Fromm, um conjunto de teóricos, desenvolveram estudos de orientação marxista. Com a tomada de Hitler, Horkheimer é destituído do cargo de diretor do instituto, assim como todos os outros membros que eram judeus. Como era financiado por empresáriosjudeus, o instituto foi transferido para NY, onde a Universidade de Columbia cedeu um prédio aos pesquisadores exilados.
Os fundadores da escola buscavam inspiração no marxismo para analisar a sociedade contemporânea e sua evolução, um tipo de autorreflexão. Começaram a dar mais atenção aos instrumentos úteis para realizar esta análise como a cultura, literatura e arte. Todos estes instrumentos...
tracking img