Escola de arte guignard - arquitetura e urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Guignard



SISTEMA ESTRUTURAIS
Exercício 3: Análise de edifício em Belo Horizonte
Grupo A – Escola Guignard

Análise arquitetônica de uma edificação com interesse cultural na cidade de Belo Horizonte. Apresentado na disciplina Sistemas Estruturais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo – Instituto Politécnico do Centro Universitário UNA.

Professor: Pedrosvaldo Caramdos Santos

"...O Brasil ainda não descobriu a linguagem do aço, nós ainda trabalhamos com um linguajar importado. Vamos lá fora ver o high-tech de Richard Roger, de Renzo Piano, dos arquitetos japoneses e tentamos reproduzi-lo. Ora, aqui a minha serra é de ferro, meu chão é de ferro. Eu tenho que tentar traduzir minhas necessidades interiores numa estética que ganhe corpo no edifício e que falesobre as relações entre as pessoas, sobre o jeito como as pessoas se tratam, sobre as festas daqui... O projeto da Escola Guignard tem um movimento que lembra um trem mineiro, mas traz também a referência ao afloramento: para trabalhar um projeto numa região montanhosa não se pode desenhar um plano; ao contrário, a declividade é um dado fundamental de projeto. E a paisagem ao redor mostra avegetação arbustiva e alguns afloramentos rochosos espalhados. A escola é um edifício de aço que aflora de uma montanha de ferro ..."
Gustavo Penna

Belo Horizonte
JUN / 2012

Exercício 3: Análise de edifício em Belo Horizonte
Apresentação: 22/06/2012
Entrega: 29/06/2012
 
Grupo A – Escola Guignard
 
1. Ficha Técnica do edifício

Localização: Rua Ascânio Bulamarqui, Belo Horizonte-MGProprietário: Escola Guignard - Universidade Estadual de Minas Gerais.
Contratante: Diretoria de Obras Especiais do Deop-MG
Arquiteto: Gustavo Penna Arquiteto & Associados.
Colaboradores: Adalgisa L Mesquita, Afonso Walace Oliveira, Delio M.B. Cardoso, João Batista de Assis; Fernanda Arruda Guillen, Norberto Bambozzi, Osmar Fonseca Barros.
Calculista: Leme Engenharia (eng. Paulo MarcioVeloso)
Construtor: Tecplan Engenharia
Área do terreno: 4 mil m²
Área Construída: 7.500 m2; 14 salas-ateliês, 500 m² de oficinas, galeria 1000 m2, anfiteatro para 2 mil pessoas e auditório para 400 pessoas
Ano do projeto: 1989 (1a fase) e 1990 (2a fase) Ano de conclusão da obra: 1994
Projetos: Gustavo Penna Arquiteto & Associados.
Fundação: Tecplan Engenharia
Instalações elétrica ehidráulica: Leme Engenharia (eng. Paulo Marcio Veloso)
(TI), SPDA, incêndio, ar condicionado e outros: não encontrado
Fornecedores principais:
Estruturas: TMIL-Tecnologia de Montagem Industrial Aço: SAC-41 e SAC-50 Usiminas
Esquadrias: Complemig. Serralheria especial: Temac
Acabamentos: Central Beton 
Projeto de iluminação: Iluminar
Projeto de acústica, sonorização e iluminação espectacular:Bomsibel

A Escola Guignard:

Escola Guignard é uma escola de artes em Belo Horizonte que formou artistas importantes no circuito mineiro, nacional e internacional. A partir da promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, passou a ser uma unidade acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A origem da escola remete ao convite feito pelo então prefeito de BeloHorizonte, Juscelino Kubitschek, em 1943, para o artista Alberto da Veiga Guignard dirigir a Escola de Belas Artes. Aceita a tarefa, Guignard muda-se para a capital mineira. Um ano depois, a escola seria fundida à Escola de Arquitetura no então batizado Instituto de Belas Artes de Belo Horizonte.
Em 1994 foi inaugurado o prédio que abriga a Escola desde então. Construído junto a Serra do Curral, estaobra do arquiteto Gustavo Penna é repleta de simbolismo, reafirmando a tradição cultural de Minas Gerais numa linguagem contemporânea. Classificada pela revista Projeto como uma das 30 obras arquitetônicas de maior relevância no Brasil.


2. Descreva a edificação do ponto de vista arquitetônico. Comente “utilitas, firmitas, venustas” no objeto construído.

Uma evidente composição com...
tracking img