Plano detalhado ensino infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE
Em 1994, em uma escola na Califórnia, a senhora Erin Gruwell, encarou sua primeira experiência como professora de língua Inglesa e Literatura. A escola já tinha rotulado os alunos daquela classe de ensino Médio como adolescentes problemáticos e mal educados. Os alunos estavam em uma faixa etária de 14 e 15 anos, eram afro-americanos, latinos, entreoutros, muitos deles participavam de gangues de rua.
A professora insatisfeita com sua vida profissional anterior, se entrega cheia de teorias e esperança de ser uma excelente professora, no entanto, percebe-se o descontentamento nas atitudes dos alunos que até então eram discriminados na instituição.
A professora é ignorada pelos alunos, porém se mantém firme, tentando descobrir o que levavaaqueles alunos a se portarem de modo tão agressivo e hostil. A direção da escola é indiferente a tentativa da professora de descobrir algo que chame a atenção dos alunos para a aprendizagem.
Percebe-se que Erin, com seu método de trabalho, começa a demonstrar que a educação emerge como um instrumento de correção das distorções de comportamento, entendendo a educação como força homogeneizadora quetem por função reforçar os laços sociais, promover a coesão e integrar todos os indivíduos no corpo social.
A professora começou a participar da vida de seus alunos, e conquistou a simpatia deles, vencendo algumas barreiras, com a sugestão de criar um diário sobre suas vidas, contando o que lhes acontece dentro e fora da escola, baseando no diário de Anne Frank.
A professora investiu tudo paraajudar aqueles excluídos da sociedade, sempre com amor e compromisso. Ela promoveu viagens culturais, visita ao museu do holocausto, comprava livros com recursos próprios para ceder aos alunos e organizou uma entrevista com a protetora de Anne Frank durante o holocausto.
Durante todo esse tempo, os alunos começaram a refletir e comparar seus problemas com os terrores vividos pelos judeus eperceberam que suas atitudes e dificuldades eram muito insignificantes diante do que acabara de saber.
A professora mostra a eles uma nova realidade e possível transformação de vida, o amor é readquirido, os mesmos começam então a empenhar-se pelos seus ideais, pelas suas conquistas, ultrapassando seus obstáculos, não mais através da tirania e sim do conhecimento.
Questão nº 02 do filme “ Os escritoresda Liberdade”

* A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você acredita que no final houve realmente uma superação das diferenças étnicas ali existentes?A professora Erin Gruwell cheia de ideais e sonhos, se depara com uma dura realidade ao enfrentar uma turma de ensino médio. Ela sem experiência, novata na Instituição de ensino, contratada para lecionar Língua Inglesa e Literatura, mas foi muito além disso.
Diante de alunos problemáticos com históricos de violência, rejeição, drogas, entre outros, a Senhora G, embora no início tenha tidodificuldades, utilizando do método tradicional de ensino, teve a brilhante idéia de aplicar em sala de aula a leitura do livro "O Diário de Anne Frank", após isso, distribuiu em sala cadernos para que elaborassem a construção de seus próprios diários, onde nos mesmos os adolescentes relatariam suas experiências, sonhos e metas.
Sem apoio algum, investiu de todas as formas nesses excluídos dasociedade, dando-lhes a oportunidade de visualizar outros caminhos, dando-lhes a oportunidade de publicar seus escritos através do livro “Escritores da Liberdade”.
A história mostra exemplos de exclusão social, mostra o preconceito, a violência, enfim a subvida vivenciada por um grupo de adolescentes, grupo este bem heterogêneo. Adolescentes sem esperança alguma, mas que a partir do...
tracking img