escoamento de flluidos recuperado

2038 palavras 9 páginas
0 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE FÍSICA
FIS 122 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – E
TURMA P08 PROFESSOR – WANDERSON

OS GRAFICOS ESTÃO NO FINAL DO ARQUIVO. As tabelas estão atualizadas com os valores dos nossos experimentos. Inclusive foi feito o metodo de minimos quadrados conforme o roteiro.

RELATÓRIO FÍSICA PRÁTICA
EXPERIMENTO – ESCOAMENTO DE
FLUIDOS

ANA PAULA ALMEIDA ALVES
MELYSSA CARDIM
JÉSSICA LACERDA
LUANA OLIVEIRA

SALVADOR
2013
1.
RESUMO

Neste experimento foi observado e medido o escoamento de fluidos sob a ação da força de gravidade. Foram realizadas medidas do tempo de escoamento da água armazenada em um reservatório cilíndrico em função da diferença entre os níveis do fluido, variando o raio do orifício da tampa da garrafa e comprimento da mangueira por onde a água escoa.

2.
INTRODUÇÃO

A equação de Bernoulli é uma das aplicações do estudo da dinâmica dos fluidos, demonstrando que em um mesmo filete de corrente um determinado ponto do fluido difere do outro devido as suas contribuições de energia de pressão, cinética e potencial, de acordo com a conservação da energia.
O experimento realizado visa a aplicação do estudo da dinâmica dos fluidos para escoamentos reais com aproximações para regime laminar, pois são de mais fácil compreensão e observação.

3.
OBJETIVO

Avaliar o perfil de escoamento de um fluido, nesse caso a água, sob a ação da força gravitacional. Encontrando relações entre o tempo de escoamento e a variação da altura, comparando com as relações determinadas na teoria pela equação de Bernoulli. 4.
MATERIAIS E MÉTODOS



MATERIAIS

1. Garrafa plástica
2. Tampas perfuradas
3. Mangueiras
4. Régua
5. Cronometro
6. Água

ii­

MÉTODOS

Na primeira série de medidas foram

Relacionados