ddsamputacao

264 palavras 2 páginas
Ao nos depararmos com situações extremas, como por exemplo, uma pessoa que tenha acabado de sofrer uma amputação involuntária proveniente de um acidente, nós temos que ter muita calma para tomarmos as medidas necessárias de PRIMEIROS SOCORROS.

Como devemos proceder:

Primeiramente, com o uso de luvas cirúrgicas descartáveis devemos conter o sangramento fazendo uma compressa com um pano limpo. As vítimas de amputação, devido à hemorragia, podem entrar em estado de choque, levando-a à MORTE.
Se a vítima estiver impossibilitada de ser transportada a um hospital por alguém que possa prestar esse socorro, LIGUE IMEDIATAMENTE PARA:

I. 193 (Bombeiros) ou;
II. 192 (Samu).

Quanto mais próxima do tronco for a parte amputada, menor é o prazo para se tentar o reimplante. Nos casos de braços ou mãos, o limite é de seis horas, segundo os médicos. Já quando se perde um dedo ou parte dele, por exemplo, o limite aumenta para até 20 horas, isso se as condições do paciente permitirem e se o membro for conservado adequadamente até a chegada ao hospital ou até a chegada do socorro.

Conservado adequadamente como?

Enrole a parte amputada em um pano limpo;
Coloque-a em um saco ou recipiente plástico herméticamente fechado, ou seja, impermeável;
Ponha o pacote dentro de um recipiente com gelo;

Nota:

Nunca ponha a parte amputada em contato direto com o gelo ou com a água... isso certamente irá danificar os tecidos, tornando mais difícil o processo de reimplantação.

Lembrando...

Tomando todas as medidas de forma correta, as chances de sucesso do reimplante podem chegar a 90%.

Façamos a nossa parte.

Relacionados