Esclonamento de processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Escalonador





Salvador-12-04-2012















Fib

Jeronimo Luan Gomes da Silva

Disciplina: Sistema operacional

Prof. Fred



Escalonador



Conceito

Função manter a CPU o Maximo ocupada , balancear o uso da CPU entre os processos, maximizar o throughput e dar tampo de resposta razoável.

Escalonamento de longo prazo determinaque processos sejam admitidos para execução no sistema, ele intervém na criação de novos processos. A decisão é, geralmente, apenas função de: Recursos necessário e disponíveis,o numero Maximo de processos administrativo. Determina o grau de multiprogramação.

, escalonamento de curto prazo determina qual processo a ser executado proveniente da fila de processos de pontos, As informaçõesrelativas ao escalonamento podem ter lugar quando um processo

1. Comuta de “a executar “ -> “bloqueado”

2. Comuta de “a executar” -> “pronto”

3. Comuta de “bloqueado” -> “pronto”

4. Termina

Em geral, é invocado com intervalos muitos curtos (alguns de milissegundos), deve se o mais rápido e eficiente possível. Pode ser preempitivel ou não preemptivel.

Escalonador de médioprazo determina que processos sejam carregados total ou parcialmente, em memória principal, depois de terem estado suspensos, esta ligando a função de swapping, Ele intervém por ocasião da escassez de recurso e pode ser executado com intervalos de alguns segundo ou minuto.



Critérios para um Bom Algoritmo de Escalonamento



Equidade: dar oportunidade a todos os processospara progredir.

Equilíbrio: na utilização dos recursos, Satisfação da política escolhida:

Sistemas interactivos:

tempo de resposta;

previsibilidade.

Sistemas de tempo-real:

cumprir prazos;

determinismo.

Sistemas não-interactivos:Débito;

Utilização do CPU.

Os critérios citados são independente, sendo complicado otimizá-los em conjunto e simultaneamente.

Ex. Para prover um tempo de resposta, pode exigir do algoritmo de escalonamento que frequentemente troque o contexto entre processos, o que aumenta o overhead do sistema, ou seja, contra ui para reduzir a vazão dos processos.Na maioria dos sistemas operacionais interativos, o tempo de resposta é o critério principal; Em muitos sistemas, cada processo é atribuído uma prioridade e o escalonador irá sempre. Escolher com mais alta prioridade sobre o de menor prioridade; A figura a seguir ilustra um exemplo de escalonamento com filas de prioridade.







Um dos problemas deste algoritmo é que processoscom baixa prioridade podem chegar a não serem executados; Solução: alterar a prioridade do processo de acordo com seu histórico de execução e em função do tempo;



Algoritmo Round Robin : Quando um processo passa para o estado de execução, o SO atribui-lhe a posse do CPU por um intervalo de tempo fixo: quantum.

A comutação de processos realiza-se: ou quando o processo em execuçãobloquear; ou quando o quantum expirar. Qual o valor dum quantum? Compromisso tempo de resposta/utilização do CPU: a comutação de processos leva algum tempo; Unix/Linux usa um valor de 100 ms, que se mantém inalterado há mais de 20 anos! Algumas vantagens deste algoritmo são: fácil de programar (como?); equitável (mais uma característica).

Algoritmos com Prioridades: Adequado para tratamento desituações de emergência, o princípio do escalonamento por prioridades e que cada processo tem associada uma prioridade e processos com prioridades maiores devem ser executados primeiro. Para prevenir que processos de alta prioridade executem indefinidamente o escalonador pode diminuir a prioridade dos processos com o aumento de seu respectivo tempo de execução. Este artifício é chamado de...
tracking img