ESCASSEZ DE AGUA NO NORDESTE

1072 palavras 5 páginas
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
ESCASSEZ DE ALIMENTOS E ÁGUA NO CONTINENTE AFRICANO
FABRIZIO FAVERY / BRUNO CASONI / GUILHERME BUENO

Por incrível que pareça, ao ver o planeta praticamente coberto por água, difícil acreditarmos que apenas uma porcentagem muito pequena dela é água doce, considerada potável, essencial para o funcionamento de muitas formas de vida. Devido ao aquecimento global, muitas fontes de água que eram capitadas por algumas sociedades para sua sobrevivência e desenvolvimento da agricultura estão desaparecendo. A falta do gerenciamento correto desses recursos hidricos e o crescimento acelerado da população mundial compromete muito a quantidade de água potável que estará disponível para as próximas gerações.
As massas de ar que vem de fora em direção ao interior do continente encontram uma área montanhosa em volta do planalto o que contribui para as temperaturas elevadas. O deserto do Saara exerce uma forte influencia no clima da África, e fica localizado ao norte do continente. Os países da África apresentam uma enorme instabilidade política, o que acarreta no desinteresse em investimentos que poderiam estar contribuindo para o correto manejo dos recursos hídricos de diversas regiões. Muitos desses conflitos são consequencias da falta de água e recursos para agricultura, ocasionando em guerras civis para o controle das regiões que apresentam esses aspectos, piorando ainda mais o cenário relacionado a fome e a falta de água através do continente.

Referências
DECICINO, Ronaldo. Água potável: Apenas 3% das águas são doces.
ENCARTA. O continente Africano.
FREITAS, Eduardo de. As principais causas da fome na África.
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
ESCASSEZ DE ALIMENTOS E ÁGUA NO CONTINENTE AFRICANO
FABRIZIO FAVERY / BRUNO CASONI / GUILHERME BUENO

Por incrível que pareça, ao ver o planeta praticamente coberto por água, difícil acreditarmos que apenas uma porcentagem muito pequena dela é água doce, considerada potável,

Relacionados

  • tmp_14925 11 a governanca das aguas no brasil e os desafios para a sua democratizacao tatiana silva131984239
    6528 palavras | 27 páginas
  • artigo5_2011
    4576 palavras | 19 páginas