Escalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7: Escalas
Neste capítulo abordaremos um assunto de vital importância não só pro contra-baixo, mas assim como para todos os instrumentos de corda: As tão faladas escalas musicais.
Podemos iniciar afirmando que nas escalas, suas notas representam graus, e estão separados por intervalos convencionados. Cada tipo de escala possui uma característica melódica própria que a identifica e aindividualiza. A melodia de uma escala é definida pela disposição dos intervalos e por sua quantidade de graus. E a combinação posição - quantidade que padroniza sua melodia, sendo estabelecida por fórmula.

Toda escala é constituída sobre uma "nota base" que passe a ser o seu primeiro e principal grau. A função deste grau fundamental é denominada Tônica, se repetindo no último grau da escala. Apropósito, a palavra diatônica , significa "concordando com a tônica".
 
* O Sistema diatônico é constituído somente por intervalos convencionados em tom e semitom:
Tom (t): É o intervalo formado por dois semitons, resultando num tom "Inteiro".
Semitom (s): É o intervalo de "meio-tom"; o prefixo "semi" significa metade.
 
ESCALA MAIOR NATURAL
As escalas diatônicas possuem 5 intervalosde tom e 2 intervalos de semitom, dispostos entre seus 8 graus. O "modo" como esses intervalos são organizados gera uma melodia própria para cada escala.

No caso da escala maior natural, a configuração de seus intervalos refere-se ao modo jônico e, a classificação maior, ao intervalo entre a tônica e o terceiro grau que é de dois tons (terça maior). A sonoridade melódica das escalas maiores nosinduz a extroversão, ao entusiasmo e a euforia.
Fórmula da Escala Maior Natural:

T             II              III              IV              V              VI              VII             T
       t              t                     s                  t                t                   t                 s
Os nomes dos graus se definiram conforme suas posições na escala, determinandosuas funções:
I. Tônica: Grau fundamental que nomeia a escala e define seu Tom.
II. Sobretônica: Grau acima da tônica.
III. Mediante: Grau do meio entre a tônica e a dominante, define a classificação maior ou menor.
IV. Subdominante: Grau abaixo da dominante.
V. Dominante: Grau que "domina" o Tom. É o grau mais importante depois da tônica.
VI. Submediante: Grau do meioentre a tônica oitavada e a Subdominante.
VII. Sensível: Grau que precede a tônica em um semitom e pede complemento da mesma.
VIII. Oitava: Repetição da tônica, porém com o dobro da freqüência sonora (Hertz).
A tônica é o pólo de repouso da melodia da escala. A dominante, em oposição, é o pólo de tensão.
A escala de C Maior Natural é considerada perfeita por ser composta apenas pornotas naturais. O Temperamento permitiu a toda nota musical poder ser eleita tônica de qualquer tipo de escala. Na estruturação de uma escala sobre uma tônica qualquer, se faz necessário alterar certas notas por meio dos acidentes, para obedecer, desta maneira, a fórmula interválica da escala requerida.
A transposição tonal de uma escala consiste em adotar uma nova tônica, e manter a formaçãooriginal de seus intervalos, ou seja, apresentam-se tônicas diferentes para o mesmo padrão modal. A teoria sobre esse processo será adequadamente detalhada no capitulo relativo ao sistema tonal.
A escala Maior Natural é a mais importante do sistema diatônico, pois é o alicerce fundamental para entender os encadeamentos de escalas, construções de acordes e progressões harmônicas.
OBS:
A aplicação deescalas requer um embasamento teórico amplo e amadurecido, porém, adota-se primeiro este critério básico: "Aplica-se uma escala sobre os acordes que esta pode gerar".
Aplicação da escala maior: acordes maiores (6, 7M, add9, 6/9, 7M/9, 6/7M, 6/7M/9).
ESCALAS MENORES
As três principais escalas menores usadas na Música são: a Natural, a Harmônica e a Melódica. As escalas menores são assim...
tracking img