Ervas - usos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERVAS


O que você precisa saber sobre ervas

- O que são ervas?
São plantas utilizadas na cura e tratamento de doenças na visão popular, bem como na culinária e cosmética. Nem tudo aquilo queo povo usa para tratar determinada doença é bom e realmente serve. As pessoas precisam tomar conhecimento de que mesmo sendo um medicamento natural, as plantas podem causar problemas de saúde se foremusadas de maneira errada. Os cientistas utilizam outros critérios além desse, para considerar uma planta como medicinal.

- Quais as vantagens de utilizar ervas ou plantas medicinais?
É umaalternativa barata e de fácil obtenção, porque as plantas podem ser encontradas até mesmo nas vizinhanças de casas. Além disso, muitas plantas já tiveram sua eficácia comprovada pelos cientistas.

- Éaconselhável misturar várias plantas em um mesmo chá ou remédio?
Evite, pois algumas plantas podem anular o efeito de outras ou causar reações desagradáveis.


Formas de uso das ervas

Chás

-Infusão
São feitos principalmente de folhas e flores secas das ervas, ou em alguns casos frescas. No preparo, recomenda-se água filtrada e recipientes de esmalte, barro, vidro ou louça, já que aspanelas de alumínio, ferro e estanho liberam substâncias que alteram o princípio ativo da erva.
Sempre colocar primeiro a erva na xícara (saquinhos) ou bule (ervas a granel), e depois verter a águaquente. Do contrário, perde-se o impacto do líquido sobre a erva, diminuindo o aroma e sabor. Coe e beba.

- Decocção
São usadas raízes, ramos, sementes ou cascas de plantas. As ervas são cozidas emágua, em panela adequada, durante aproximadamente 10 minutos, sem deixar ferver. Coe e beba na freqüência prescrita. Pode ser guardado na geladeira por 3 dias.

- Maceração
Colocar as ervas de molho emágua fria. As folhas, flores e sementes devem ficar por 12 horas, já cascas e raízes devem ser picadas e deixar de 16 a 24 horas. Depois coar.

Banhos

Ervas podem ser adicionadas ao banho...
tracking img