Ervas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAVALINHA
Cavalinha Medicinal Por conter grande quantidade de silício, é uma excelente mineralizante, sendo boa para problemas nos ossos, como osteoporose; é conhecida também como erva da terceira idade, pois além dos ossos, protege também quem tem problemas de próstata. Diurética e anti-úrica, a cavalinha é usada popularmente para tratar de retenção e irritação das vias urinárias (rins ebexiga), anemias, hemorróidas, hemorragias nasais, inflamações de útero, fraturas e descalcificação de dentes e ossos, sob forma de infusão (2 a 3 xíc/dia), auxilia no tratamento de hemorragias ( sob forma de vapor ou compressas). Sua utilização é sob forma de chá, feita com infuso (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando antes de tomar pelomenos por cinco minutos) de 2 colheres de sopa da erva picada para 500 ml de água.
Cosmética
Em infusão, combate a celulite; ferva 30 gs da erva (caules estéreis) em 2 litros de água por 15 minutos. Coe e despeje na banheira. Tome banho de imersão por 20 minutos. Repita 2 ou 3 vezes por semana.Uma infusão mais forte aplicada com bandagens, ou mesmo um cataplasma da erva, aplicada em locais docorpo propensos a celulite, faz verdadeiras maravilhas. A cavalinha é ainda excelente tônico para peles oleosas.
Utilização
• Uso caseiro: Utilizada na marcenaria para polir madeira. Também usado como corante verde. Usa-se contra transpiração excessiva nos pés, sob a forma de tintura, com banhos preparados com a planta. Muito bonita em arranjos com flores, antigamente era usada como uma espéciede "bombril" vegetal, bom para arear panelas (pelo seu teor de silício).
• Uso culinário:
• Uso mágico:
Aromaterapia:Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.


Nomes Populares Rabo de cavalo, cauda de cavalo, erva carnuda, equisseto.
Nome Científico Equisetum arvense L. / Família Equissetáceas
Planeta Saturno
Origem Remanescente de plantaspré-históricas, único sobrevivente de um gênero fóssil que existiu antes do aparecimento do homem, há milhões de anos, a cavalinha pertence ao grande grupo das Criptógamas vasculares. A erva é remanescente desse período, quando cavalinhas gigantes se proliferavam à beira dos lugares úmidos, como uma espécie de bambu mais aquático.
Partes usadas Flores e folhas
Caracteristicas
e Cultivo Caulesocos de até 30 cm de altura, parece um bambú sem folhas e fino. Os caules podem ser de dois tipos:
-estéril: mais alto, de cor esverdeada, pequenas folhas em forma de agulhas emendadas ; essa parte produz alimentos para si mesma, realizando a fotossíntese.
-fértil: aparecem na primavera, são mais curtos , de cor branco amarelada na base e vermelho escuro na ponta, com tufos de esporosbissexuados.
A cavalinha possui grandes quantidades de ácido sílico, flavonóides, sais de potássio, ferro e magnésio, além de tanino e outras substâncias.
Prefere solos pantanosos ou campos úmidos.
Medicinal Guaco
expectorante e broncodilatador, combate tosses, asma, bronquites e rouquidão, além de problemas do aparelho respiratório.Combate reumatismos.É antifebrífugo. Popularmente também usado paracombater sífilis, gota e infecções intestinais.
Os sertanejos empregam a planta contra picadas de cobra e de insetos venenosos.
No uso para crianças, administrar infusos fracos na proporção da metade da dose dos adultos.
• Xarope por decocção: Pegar um punhado de caules e folhas e ponha em 2,5 litros de água fervendo, deixando até reduzir para 0,5 litro no fogo. deixe esfriar um pouco, filtre,junte 250 gramas de açúcar e ferva até o ponto de xarope. Quando ferver acrescente 3 colheres de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro. Tomar 1 colher de sobremesa junto ao café da manhã, almoço e jantar.
• Infuso: coloca-se 2 ou 3 gramas de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 2 vezes ao dia.
• Macerado: é preparado com 4 gramas de folhas em 100 ml de vinho, deixando por...
tracking img