Sociedade e cultura consumista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE E CULTURA CONSUMISTA

Diandra Bolson[1]

Resumo: Este artigo descreve a sociedade consumista e suas transformações onde nós somos constantemente expostos a mudanças que fazem nós consumirmos produtos que não tem prioridade alguma ou deixar de satisfazer nossas próprias necessidades para evitar estar “por fora” da sociedade e seus padrões sociais, pois o mercado faz com que a maioriados recursos sejam destinados a satisfazer a quem pagar mais.
Palavras-chave: sociedade, consumo, cultura consumista, mercadorias





1. INTRODUÇÃO



Este artigo tem como objetivo nos ajudar a pensar sobre as mudanças do modo de vida nas sociedades e a gradativa transformação dos consumidores em mercadorias onde o consumo tornou-se eixo nas sociedades, onde que antigamenteas sociedades de produtores hoje se transformaram em uma sociedade de consumidores que as pessoas além de serem consumidoras são mercadorias.
A sociedade de consumo atual promove grandes desequilíbrios sociais que chegam até nós através das imagens que diariamente entram em nossas casas pelos meios de comunicação social, onde as pessoas constantemente têm que se modelarem as atualidades damoda e as inovações de alguns produtos para se manter um padrão social.
As crianças de hoje nascem dentro de uma cultura consumista e crescem modelando-se dentro dos seus padrões e normas que até mesmo os adultos ainda passam por isso aonde se tornam consumidores falhos por se satisfazem com um conjunto de necessidades onde acreditam necessitar e não procuram novas necessidades onde tragauma agradável satisfação para si.

2. O CONSUMISMO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES

Nos últimos anos, as análises de Bauman têm nos ajudado a pensar sobre as mudanças nos modos de vida nas sociedades do pós-guerra especialmente aquelas no inicio do século XXI onde nos faz ver e pensar modos que permitem distinguir contornos quase invisíveis e tendências de um futuro que se transformarapidamente em um presente cada vez mais enigmático e assustador.
Contudo, o que me faz recorrer a Bauman aqui, tem a ver com o fato de que em seus escritos ele tem insistentemente chamado a atenção para a crescente proeminência do fenômeno do consumo e para as transformações nas formas de consumir. Mais do que admitir que vivemos em uma sociedade de consumo, o que tem ressaltado é que o consumotornou-se eixo das sociedades do presente, diferentemente da de nossos predecessores que se caracterizava pela produção. A sociedade que moldava seus membros como produtores foi substituída por essa que os molda como consumidores.
O consumo deixou de ser uma prática banal do dia a dia, com raízes antigas, que atravessou os séculos, para se transformar no eixo organizador das sociedades dopresente, fonte enganadora de inspiração para a modelagem de uma enorme variedade de formas de vida e de padrões de relações entre as pessoas. Na sociedade de consumidores, as pessoas são ao mesmo tempo consumidoras e mercadorias. O ponto de virada seria a "revolução consumista", em que se passou do consumo para o consumismo. Enquanto o consumo é uma ocupação das pessoas consumismo é um atributo dasociedade que resulta da reciclagem de vontades, desejos e anseios humanos.
O consumismo surge quando o consumo assume o papel central ocupado pelo trabalho na sociedade de produtores onde é o eixo central da economia e de todo o convívio humano. O consumismo é o traço definidor da conduta alimentada pela cultura consumista na sociedade de consumidores. A sociedade de consumidores representa umconjunto de condições existenciais em que é elevada a probabilidade de que a maioria dos homens e das mulheres venha abraçar a cultura consumista em de vez de qualquer outra, e de que na maior parte do tempo obedeçam aos preceitos dela com a máxima dedicação.
A “sociedade” espera ser ouvida e entendida, ela avalia seus membros segundo a adequação da resposta deles á interpelação. Ela representa o...
tracking img